PIB da agropecuária cai no terceiro trimestre, mas deve crescer 6,5% em 2013

PIB da agropecuária cai no terceiro trimestre, mas deve crescer 6,5% em 2013

Apesar do recuo de 3,5% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o segundo trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário deve fechar 2013 com crescimento próximo a 6,5%, estima a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). No acumulado até setembro, o crescimento do setor é de 8,1%.

A CNA lembra que o resultado acumulado no ano é sustentado pela safra recorde de cereais, fibras e oleaginosas – de cerca de 186,8 milhões de toneladas – e pela produção de cana-de-açúcar, que, apesar do atraso gerado pelas chuvas no momento da colheita, deverá aumentar de 670,7 milhões de toneladas em 2012 para 712,3 milhões de toneladas em 2013.

No trimestre, a queda do setor agropecuário é justificada pelas perdas ocorridas em culturas relevantes colhidas no período, como a laranja, o café e a mandioca. A safra de laranja caiu 14,2% em relação ao ano passado, em razão de problemas climáticos e de redução dos investimentos no manejo das lavouras.

Também justifica o desempenho negativo da cultura o recuo dos preços do produto. A caixa de 40,8 quilos de laranja decaiu a valores próximos a R$ 5, desestimulando o produtor. A produção de laranja caiu de 19,1 milhões de toneladas em 2012 para 16,4 milhões de toneladas em 2013.

No caso do café, a CNA lembra que o clima irregular e as altas temperaturas também afetaram a produção. As condições, somadas ao período de baixo ciclo de produção, provocaram queda de 6,9% na safra 2013/2014.

Em 2013, a produção de mandioca somou 20,7 milhões de toneladas, uma queda expressiva em relação ao volume do ano anterior, quando foram colhidas 23,4 milhões de toneladas do produto. Além da redução da área plantada, foi registrada queda na produtividade nas últimas safras em função do clima, especialmente na região Nordeste.

Assessoria

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate