Anticoncepcional: Saúde promove método no Benedito Bentes

Anticoncepcional: Saúde promove método no Benedito Bentes

A Unidade de Saúde da Família (USF) Hamilton Falcão, localizada no mesmo espaço da Casa Maternal Denilma Bulhões, no Benedito Bentes, conseguiu promover a conscientização de mais de 50 mulheres para a colocação DIU, considerado um dos métodos anticoncepcionais mais eficazes.

Os índices são semelhantes aos das pílulas anticoncepcionais, ou seja, 01,% de falha. “Todas as mulheres que colocaram o DIU recebem acompanhamento; explicamos que mesmo com o DIU é importante a proteção nas relações sexuais, usando camisinha (masculina ou feminina), único método capaz de evitar as doenças sexualmente transmissíveis”, enfatiza a assistente social Acássia Nascimento Silva Monteiro.

A unidade Hamilton Falcão sempre trabalha em parceria com a Casa Maternal Denilma Bulhões e utiliza o tratamento humanizado que preconiza a Rede Cegonha, do Ministério da Saúde (MS). A estratégia da rede prevê que mulheres, recém-nascidos e crianças têm o direito a vários benefícios pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Mulheres têm o direito ao planejamento reprodutivo, à atenção humanizada, à gravidez, parto, puerpério (fase pós-parto em que a mulher experimenta modificações físicas e psíquicas, tendendo a voltar ao estado que a caracterizava antes da gravidez). Já as crianças têm garantia ao nascimento seguro, crescimento, desenvolvimento saudáveis, e atenção à saúde de zero a dois anos

Na unidade, as mulheres que fazem o pré-natal são orientadas durante e após o parto com informações sobre amamentação, doenças sexualmente transmissíveis, planejamento reprodutivo, onde se ensina os métodos para não engravidar e também sobre a prática do sexo seguro, com o uso da camisinha (feminina ou masculina). “A conscientização para o uso do DIU foi importante, pois nessa unidade recebemos meninas grávidas com apenas 12 anos idade, e no ano seguinte ela aparece grávida novamente; com o uso do dispositivo isso foi minimizado”, concluiu a assistente social Acássia Monteiro.

Sobre o DIU

O DIU está mais indicado para aquela mulher que já tem filhos e quer espaçar mais a próxima gravidez (três a cinco anos) ou quando a família já está completa; para as mulheres que apresentam contra-indicação aos métodos anticoncepcionais hormonais (pílula, injeção); logo após o parto, no período de amamentação, visto que esse método não interfere na amamentação. Porém, o DIU também pode ser utilizado por mulheres que nunca engravidaram.

Para as mulheres acompanhadas pelas Unidades de Saúde da Família de Maceió, após o atendimento, os médicos avaliam a necessidade disponibilizam o dispositivo.

– –
Ascom SMS

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate