Semana de Conhecimentos incentiva alunos

Semana de Conhecimentos incentiva alunos

Alunos do ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual Djanira Santos, em Palmeira dos Índios, participaram da 5ª Edição da “Semana de Conhecimentos Arte e Artesanato na Escola”, evento que serviu para mostrar o talento dos alunos com pintura, desenhos, artes cênicas e artesanato.

Com diversas formas de expressão, os alunos foram divididos por equipes em salas de aula e fizeram uma exposição de diversos produtos à base de papel, pintura e material reciclável para a comunidade em geral. O público presente teve a oportunidade de conhecer textura em tela de pintores de todas as tendências, artes cênicas e cultural.

Além da exposição, os alunos também organizaram um desfile de roupas e objetos confeccionados com pinturas do estilo Romero Brito, famoso pintor e artista plástico brasileiro, nascido no Recife. Ficou conhecido pelo seu estilo alegre e colorido, por apresentar uma arte pop, despojada da estética clássica e tradicional.

Para o diretor Aureliano Vidal, o propósito do evento foi abrir as portas da escola para a comunidade em geral e mostrar os trabalhos dos alunos desenvolvidos em sala de aula. “Só vamos construir uma educação de qualidade com a participação dos pais, alunos, professores e a comunidade em geral”, argumenta Vidal. Segundo ele, a Feira de Conhecimentos passa a ser a culminância dessa relação escola-comunidade.

Gisele Araújo, coordenadora pedagógica, destaca que o evento é um trabalho diferenciado, um atrativo, já que o objetivo é mostrar a criação, montagem e produção das obras executadas pela comunidade escolar. “A Feira se constitui num complemento das atividades pedagógicas trabalhadas em sala de aula”, reconhece.

Yasmin Sena Costa, do 8º ano do ensino fundamental, reconhece que a confecção das peças à base de jornais e plástico foi um trabalho coletivo das duas turmas que participaram da equipe. “Foi uma tarefa prazerosa e ainda utilizamos material descartável que iria poluir o meio ambiente”, afirma.

De acordo com a professora Carla Barros, o envolvimento dos alunos no trabalho de pintura em telas foi fundamental para o sucesso da exposição que abordou o trabalho do artista Romero Britto. “As obras representam um estilo que desperta o interesse de todos, já que exprime uma variedade de cores e transmite alegria”, confessa Carla.

Como informa a direção da escola, a maioria dos trabalhos produzidos durante a 5ª Semana de Conhecimento – Arte e Artesanato na Escola vai ser doada para crianças carentes, no período de Natal deste ano.

Fonte: Agência Alagoas

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate