Tecnologia de briquetagem é exibida na I RENEX

Tecnologia de briquetagem é exibida na I RENEX

Nessa primeira edição da RENEX South America, que acontece entre os dias 27 a 29 de novembro, em Porto Alegre/RS, a Embrapa Agroenergia (Brasília, DF) apresenta a tecnologia de briquetagem para a produção de “lenha ecológica”  a partir de resíduos agrícolas, agroindustriais e florestais.

Sendo um estado cuja economia se apoia, predominantemente, nas atividades agropecuárias e florestais, o Rio Grande do sul gera grande quantidade de resíduos e, nem sempre, eles são bem aproveitados.  Um exemplo importante para o estado mencionado são os resíduos do arroz.

O Rio Grande do Sul é o principal produtor desse grão no Brasil, com mais de 60% do volume de produção brasileira. Estima-se que na etapa de beneficiamento industrial, do total de grãos beneficiados e prontos para comercialização, sobram cerca de 48% na forma de resíduos, sendo 34% de cascas, 5% de quirera e 9% de farelo. Os dois últimos resíduos são utilizados na formulação de rações animais, enquanto cerca de 70% das cascas, em média, são utilizados para gerar calor no próprio engenho de arroz.  Os restantes 30% têm diversos usos possíveis, mas, muitas vezes tornam-se um passivo ambiental, pois são  jogados nas proximidades de rios ou em lixões.

Apenas no Rio Grande do Sul, em 2010, havia cerca de 600.000 t de casca de arroz “sem utilidade definida” e esse número se ampliava para 1 milhão de toneladas, quando se considera todo o Brasil.

Uma forma de aproveitar a casca de arroz e a energia que ela contém é transformá-la em briquetes que poderão substituir lenha e carvão vegetal em muitas aplicações. Essa espécie de “lenha ecológica” pode ser usado em residências, em indústrias, em olarias, cerâmicas, fábricas de alimentos ou de produtos químicos, etc.

No Rio Grande do Sul já existem indústrias produzindo briquetes a partir de casca de arroz. Em 2012, a Embrapa Agroenergia fez um estudo sobre briquetes e péletes no País. Das empresas entrevistadas, 14% usavam essa  matéria-prima na  fabricação de briquetes, e a mesma porcentagem utilizava serragem e resíduos de madeira.

Na RENEX, a Embrapa Agroenergia expõe, em parceria com a Lippel, uma briquetadeira, máquina utilizada para produzir a lenha ecológica. E, com a empresa gaúcha, BRH Bioenergia apresenta mostras de briquetes obtidos a partir de diversas matérias-primas como serragem de pinus e de eucalipto, sabugo de milho, bagaço de cana-de-açúcar, soca de algodão e outros. Os visitantes da Feira, podem ver no estante da Embrapa a parceria entre a pesquisa, a indústria e o produtor.

“A participação em uma Feira do porte da RENEX é muito importante para a Embrapa, pois permite apresentar e promover projetos de pesquisa, produtos e tecnologias para públicos diversificados”, destaca José Manuel Cabral, Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroenergia Ao mesmo tempo, a RENEX permitirá conhecer e fazer contatos com outras empresas que atuam nas áreas em que a Unidade já atua ou pretende atuar, concluiu Cabral.

Fonte: Embrapa

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate