Prêmio MPE Brasil reconhece empresas alagoanas com as melhores práticas de gestão

Prêmio MPE Brasil reconhece empresas alagoanas com as melhores práticas de gestão

A noite dessa quarta-feira (27) foi de grandes comemorações para empresários alagoanos. A cerimônia estadual do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – MPE Brasil – edição Alagoas, que reconhece e incentiva o desenvolvimento dos negócios, foi realizada no Pierre Chalita, em Maceió, e estimulou o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade, por meio da disseminação de conceitos e práticas de gestão.

Ao todo, 1.501 empresas se inscreveram para o Ciclo 2013 do Prêmio MPE Brasil. As vencedoras das oito categorias foram: Agronegócios – Praxedes Francisco da Silva; Comércio – Nutrishop; Indústria – Caleidoscópio e Panaderia; Serviço de Educação – System Idiomas; Serviço de Saúde – Previne; Serviço de Tecnologia da Informação – Escol Sistemas; Serviço de Turismo – Coqueiros Express; e Outros Serviços – Renttec.

Após meses de análise dos dados fornecidos pelas concorrentes, feita por avaliadores voluntários, a banca examinadora escolheu os vencedores de cada categoria. Os critérios de avaliação são fundamentados no Modelo de Excelência da Gestão (MEG), desenvolvido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Três das empresas vencedoras – Nutrishop, Coqueiros Express e Renttec – foram atendidas e orientadas pelos Agentes Locais de Inovação (ALI).

Para Marcos Vieira, superintendente do Sebrae Alagoas, o Prêmio MPE Brasil é um marco no reconhecimento das micro e pequenas empresas brasileiras com boas práticas de gestão.

“Entendemos que a inovação é um dos caminhos mais assertivos para o crescimento das MPE. Uma prova disso são os programas desenvolvidos pelo Sebrae para introduzir a inovação, de forma mais dinâmica e simplificada, no dia a dia dos pequenos negócios, a exemplo dos ALI. Nesse contexto, o prêmio é uma constatação de que o caminho da competitividade é possível a todas as empresas, desde que estejam dispostas a acessar as informações e seguir as orientações técnicas propostas no modelo disseminado pela FNQ”, destacou Marcos Vieira.

Além das entregas do MPE Brasil, a noite foi marcada pelo Prêmio Estadual da Qualidade. O PEQ possui diferentes níveis, que variam de acordo com a maturidade da gestão e do Caderno escolhido: Compromisso com a Excelência – Nível I: 250 pontos; Rumo à Excelência – Nível II: até 500 pontos e categorias Bronze, Prata e Ouro (de acordo com a pontuação obtida). Nesse ciclo, nenhuma empresa atingiu a categoria Ouro.

Das 16 empresas inscritas no PEQ, 11 atingiram pontuação suficiente para serem premiadas. No Nível I – Caderno Compromisso com a Excelência, foram reconhecidas a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) Unidade de Negócios Sertão; a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio/AL); a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande); o Serviço Social do Comércio (Sesc) – Unidade Poço; e a empresa Tecmaster.

Já no Nível II – Caderno Rumo à Excelência, mais seis empresas foram reconhecidas. A Casal Unidade de Negócios Bacia Leiteira levou o Troféu Bronze. O Restaurante Akuaba, a Joplas e as Unidades de Negócios da Casal Benedito Bentes, Leste e Serrana ganharam o Troféu Prata.

O Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – MPE Brasil e o Prêmio Estadual da Qualidade – PEQ, em Alagoas, são uma realização do Movimento Alagoas Competitiva (MAC) em parceria com o Sebrae.

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate