Herbário recebe especialistas que apoiam o projeto Flora de Alagoas

Duas importantes visitas reforçam o trabalho de pesquisa e organização do acervo da flora de Alagoas. Na semana entre os dias 18 e 25 de novembro, o Herbário MAC do Instituto do Meio Ambiente (IMA) recebeu a visita do pesquisador suíço Alain Chautems, do Conservatório e Jardim Botânico de Genebra, e do conservacionista Mauro Peixoto, de Mogi das Cruzes (SP).
As atividades desenvolvidas pelos pesquisadores incluíram excursões ao campo, análise das exsicatas do acervo e uma palestra para os técnicos e estudantes que desenvolvem pesquisas no Herbário MAC. Um dos principais objetivos da visita do pesquisador Alain Chautems é a colaboração dentro do Projeto Flora de Alagoas que visa conhecer e divulgar a riqueza de espécies nativas no estado. O trabalho é financiado pelo IMA e pela Fundação de Apoio à Pesquisa em Alagoas (Fapeal).
Na parceria, o pesquisador orienta o Trabalho de Conclusão de Curso do graduando em Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Maurício Carnaúba, com o título “A família Gesneriaceae no Estado de Alagoas”.
Alain Chautems é um dos maiores conhecedores das plantas da família botânica Gesneriaceae ocorrentes nas matas brasileiras. Há 30 anos ele se dedica ao conhecimento da riqueza de espécies, ecologia e distribuição geográfica desse grupo de plantas que possui flores vistosas, com coloração e formas diversificadas. Devido à sua beleza, o grupo é apreciado por colecionadores e possui um relevante valor ornamental. São exemplos a “violeta-africana” e a “gloxínia-verdadeira”.
A curadora do Herbário MAC, Rosângela Pereira de Lyra Lemos, disse que “sem dúvida alguma, receber um profissional experiente e renomado como o Alain Chautems, em nossa instituição, é muito importante para os nossos bolsistas que estão iniciando a formação. Além disso, uma coleção científica dinâmica é aquela que recebe com frequência a visita de especialistas nas famílias botânicas. Através das identificações desses profissionais, os dados do acervo do Herbário MAC são atualizados”.
O pesquisador suíço conta no Brasil com a contribuição do cultivador de plantas, Mauro Peixoto, que, em sua propriedade particular, no interior do estado de São Paulo, mantém diversos exemplares vivos de Gesneriaceae à espera de flores e frutos, visando o fornecimento desses dados ao especialista.
Por Agência Alagoas

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate