Arthur Lira será presidente da Câmara se “Deus quiser”, mas com autonomia

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2021/01/jair-bolsonaro-arthur-lira-video.jpg.jpgArthur Lira será presidente da Câmara se “Deus quiser”, mas com autonomia

Edivaldo Júnior

O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender, nesta quinta-feira, 28, a eleição de Arthur Lira (PP-AL) para o cargo de presidente da Câmara dos Deputados.

“Amigos de Sergipe, amigos de Alagoas, se Deus quiser, teremos o segundo homem na linha hierárquica do Brasil, eleito aqui no Nordeste, pela Câmara dos Deputados. O deputado Arthur Lira. Se Deus quiser, será o nosso presidente”, disse Bolsonaro.

O deputado alagoano enfrentará Baleia Rossi (MDB-SP), candidato escolhido por Rodrigo Maia (DEM-RJ) para sucedê-lo, na segunda-feira, 1º. O principal argumento do medebista contra o favoritismo de Arthur Lira é a “independência” em relação ao Executivo.

Nesse sentido, as declarações de Bolsonaro podem passar a ideia de que o pepista trabalharia atrelado ao governo. Não é o vai acontecer, garante parlamentar.

Perguntado sobre a frase do presidente, Lira disse que ninguém “terá influência no seu trabalho”, caso venha a suceder Rodrigo Maia (DEM-RJ). Na quarta-feira, Bolsonaro afirmou que tem a intenção de “influir” no comando da Casa.

“Eu não ouvi ninguém dizer que vai influir na presidência da Câmara. Ninguém influi na presidência da Câmara. É diferente do que ele (Bolsonaro) pode ter dito. Eu sou um candidato. Se tiver a oportunidade de ser eleito, serei independente, altivo, autônomo e harmônico. Não vou procurar briga, nem insuflar nenhum tipo de discussão que sejam as propostas desse tipo de eleição. Nada, nem ninguém, vai tirar mais uma palavra minha nesse tipo de situação”, afirmou Lira.

Primeiro turno

Sem fato novo, tudo aponta para uma vitória de Arthur Lira na próxima segunda-feira. Ele será eleito com votos de deputados da bancada do governo, mas também de independentes e da oposição. O maior trunfo de Arthur Lira hoje é sua palavra. Na Câmara dos Deputados ele reconhecido por cumprir acordos e por ter a habilidade de transitar entre todas as bancadas. Com esse perfil dever ser eleito já no primeiro turno.

Na divisa

A declaração de jbb foi feita na cidade de Propriá, município do estado do Sergipe, em uma cerimônia de inauguração da duplicação da ponte sobre o São Francisco, obra que liga os estados de Sergipe e Alagoas pela BR 101.

Durante o ato de inauguração, Jair Bolsonaro anunciou que vai atender pedido do senador Fernando Collor. O presidente garantiu que vai construir outra ponte sobre o Rio, ligando Penedo em Alagoas e Neopólis em Sergipe, uma antiga reivindicação dos alagoanos, especialmente dos penedenses.

Author Description

EDIVALDO JUNIOR CAVALCANTI

Sem Comentários ainda.

Participe do debate