Conjunto de sete UPAs formará rede de proteção em Maceió

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2021/01/2374434_ext_arquivo.jpgConjunto de sete UPAs formará rede de proteção em Maceió

Um conjunto de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) está sendo erguido pelo Governo do Estado em Maceió para formar uma rede de proteção na capital alagoana, contribuindo para evitar o alto número de pessoas no Hospital Geral do Estado (HGE). A avaliação é do governador Renan Filho que, ao lado do secretário da Saúde, Alexandre Ayres, assinou a ordem de serviço para a construção da quinta UPA na manhã desta quinta-feira (21). Com um total de sete Unidades previstas, quatro delas já foram edificadas e estão em funcionamento.

“O objetivo principal de abrir essas UPAS é descentralizar os serviços e desafogar o HGE dos casos de urgência, que acabam indo pra lá e prejudicando o atendimento naquele hospital. A nossa ideia é que o Hospital Geral, num futuro próximo, passe a receber menos de 50% das pessoas que recebe hoje. Isso vai ajudar no funcionamento daquele equipamento e melhorar a saúde do cidadão”, explicou Renan Filho.

A quinta UPA, orçada em R$ 6,2 milhões, será construída no bairro do Jaraguá e tem previsão para conclusão de 120 dias. A construção será em um terreno adquirido pelo Governo do Estado, ao lado da Superintendência Regional da Polícia Federal em Alagoas.

“Essa UPA será do tipo 3, a maior que tem, e vai dispor de tomografia, porque é justamente esse exame o mais requerido nessa pandemia, sobretudo a imagem do pulmão do paciente acometido pela Covid-19, por isso essa Unidade será adequada a essa necessidade”, destacou Renan Filho, lembrando que ao assumir o Governo do Estado, Maceió não possuía Unidade de Pronto Atendimento em funcionamento, sendo a única capital no Brasil nesta situação.

A UPA do Jaraguá também será custeada com recursos próprios do Estado, assim como as Unidades do Jacintinho e do Tabuleiro. Terá capacidade para atender até 350 pacientes por dia, totalizando 10.500 por mês. Além de contar com leitos de observação e de urgência, a Unidade será referência nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia. Para isso, vai contar com um serviço de classificação de risco, sala de nebulização, consultórios, sala de gesso, laboratório, exames de raios-X, eletrocardiograma e um serviço de tomografia computadorizado.

Participaram, ainda, da solenidade o secretário de Estado do Gabinete Civil, Fábio Farias; e da Educação, Fábio Guedes; os deputados estaduais Galba Novaes, Silvio Camelo e Dudu Ronalsa; o deputado federal Paulo Fernando dos Santos, o “Paulão”; os vereadores por Maceió Galba Neto, Olívia Tenório, Fernando Holanda, Francisco Filho, João Gabriel Costa Lins, o “Joãozinho”; dentre outras autoridades.

Author Description

EDIVALDO JUNIOR CAVALCANTI

Sem Comentários ainda.

Participe do debate