Adeal completa 15 anos de defesa agropecuária

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2021/01/2355416_ext_arquivo.jpgAdeal completa 15 anos de defesa agropecuária

Fonte: Gazeta Rural

Fomentar a defesa sanitária animal e vegetal e promover o controle e a inspeção de produtos de origem agropecuária, foram com estes propósitos que em 04 de janeiro de 2006 foi criada, pelo Governo do Estado, a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas, a Adeal. A autarquia, vinculada à Secretaria Executiva de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), foi instituída por meio da Lei nº 6673/06.

Na área animal, graças ao esforço e a dedicação dos servidores da Adeal, aliada a parceria com instituições, a exemplo da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas e da Superintendência Federal da Agricultura em Alagoas (SFA/AL), as conquistas foram gradativas ao longo destes 15 anos, a exemplo da conquista da zona livre de aftosa com vacinação.

No segmento vegetal, a Adeal reforçou ainda o cadastro de propriedades rurais com o objetivo de monitorar pragas quarentenárias presentes e ausentes, segundo legislação vigente. Atualmente, graças ao trabalho efetivo no combate as pragas, Alagoas é considerada Área Livre da praga Mofo Azul, que ataca o fumo, e também da sigatoka negra, que atinge as bananeiras.

No segmento de agrotóxico, além das ações rotineiras de fiscalização de revendas e em propriedades rurais, o trabalho é reforçado com ações de educação sanitária que vêm atuando na conscientização do produtor rural quanto ao uso e a devolução de embalagens vazias, além de também atuar no reforço das campanhas da área animal.

“A Adeal tem se consolidado nestes 15 anos. Nossas ações têm se mostrado eficazes e o resultado disso tudo, é o produto de qualidade que chega a mesa da população alagoana. Tudo isso não poderia acontecer sem o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Governo Estadual e de nossos bravos servidores que não medem esforços para tornar a Adeal,uma agencia de reconhecimento nacional pela ética e compromisso”, declarou o presidente da Adeal, Isaac Albuquerque.

Author Description

EDIVALDO JUNIOR CAVALCANTI

Sem Comentários ainda.

Participe do debate