Rentabilidade do pecuarista brasileiro pode ser mais alta em 2021

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2020/12/2354797_ext_arquivo.jpgRentabilidade do pecuarista brasileiro pode ser mais alta em 2021

Os custos de produção na pecuária foram afetados pela valorização do dólar sobre o real e acabaram influenciando nos preços de aquisição de matéria-prima pelas empresas de suplementos no primeiro semestre de 2020.

No levantamento de janeiro a junho de 2020, os custos apontaram um aumento de 9% para sistemas de criação e 10% para a recria e engorda. Já no segundo semestre desse ano, a intenção do primeiro giro confinamento registrou um recuo diante dos preços da reposição e da alimentação em alta, enquanto os valores da arroba no mercado futuro não estavam tão atrativos para a engorda dos animais.

“A redução do volume de animais confinados manteve a oferta restrita e somado com a demanda chinesa aquecida acabou contribuindo para a disparada dos valores da arroba próximo de R$ 300,00/@”, afirmou o Pesquisador do Cepea, Thiago Bernardino de Carvalho.

O pesquisador ainda explica que se o confinador realizou a compra da alimentação em julho e vendeu o animal em novembro/20, a margem de lucro do confinador ficou em 12% a 15%. “Muitos pecuaristas conseguiram até 20% adotando muita tecnologia, por isso é importante o produtor investir em novas tecnologias para aumentar o lucro em 2021”, destaca.

O ideal é que o pecuarista faça as contas e gerenciamento da propriedade para um ter um planejamento de compra de insumos e animais jovens para o próximo ano. “A pecuária ainda vai ser muito interessante no próximo ano e a demanda chinesa deve seguir forte e movimentar o mercado do boi gordo”, disse o pesquisador.

A tendência é que os custos de produção na pecuária fiquem elevados no próximo ano, mas a arroba também deve seguir atrativa com a oferta de animais restrita. “O primeiro semestre vai dar respostas de como pode ser o segundo semestre do próximo ano. Se tiver baixo volume de animais confinados no primeiro giro do confinamento, o preço da arroba vai subir como observamos neste ano”, conclui Thiago.

Author Description

EDIVALDO JUNIOR CAVALCANTI

Sem Comentários ainda.

Participe do debate