Deputados vão usar o “tempo” para “emparedar” governo de Renan Filho

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2020/12/palacio-do-governo-floriano-peixoto.jpgDeputados vão usar o “tempo” para “emparedar” governo de Renan Filho

Fonte: Blog do Edivaldo Júnior

No almoço que reuniu 23 dos 27 deputados estaduais de Alagoas nessa quarta-feira o prato principal foi a liberação das emedas impositivas. Este ano o governo não liberou os recursos, sob o argumento de que seria preciso regulamentar a nova regra.

A partir de mudança na lei, o Executivo precisa liberar os recursos durante o ano fiscal em que elas são apresentadas. Na prática isso representa, este ano, cerca de R$ 3 milhões por deputado, sendo metade destinada a gastos com saúde.

Por apenas um voto de diferença, os deputados decidiram durante o almoço que não vão radicalizar contra Renan Filho.

Na prática, os parlamentares decidiram esperar que o governador cumpra libere as emendas em 2021.

E até lá – ou seja, enquanto o governo não liberar as emendas, os deputados devem suspender a votação de qualquer projeto de Lei de iniciativa do Executivo. A única exceção será a votação do Orçamento do Estado.

A “batalha” das emendas promete ser silenciosa. Os deputados parecem agora usar o tempo a seu favor. O Executivo vai precisar – e muito – aprovar várias matérias de seu interesse na Assembleia Legislativa. E terá dificuldades para tal enquanto não liberar as emendas.

Sem o Legislativo qualquer governo fica emparedado. Com o de Renan Filho não será diferente. Ainda mais agora, que faltam apenas dois anos para o final de sua gestão e pela frente tem matérias importantes do ponto de vista financeiro para serem apreciadas.

Claro que tudo pode mudar, dependendo de outras “iniciativas” do governo.

Author Description

EDIVALDO JUNIOR CAVALCANTI

Sem Comentários ainda.

Participe do debate