Prefeitura de Pilar vai comprar vacina; governo de AL também entra na fila do Butantan

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2020/12/pilar.jpgPrefeitura de Pilar vai comprar vacina; governo de AL também entra na fila do Butantan

Fonte: Blog do Edivaldo Júnior

O prefeito de Pilar, Renato Filho (PSC), assinou acordo com o Instituto Butantan, em São Paulo, para garantir a compra de 30 mil doses da Coronavac. A compra deve ocorrer se o governo federal não incluir a vacina contra a Covid-19 no Plano Nacional de Imunização ou não envie outras vacinas ao município.

O documento em que o Município manifesta interesse na compra da Coronavac foi publicado pelo G1 nesta segunda-feira (14).

“Fica acordado avaliar a oportunidade e conveniência de fornecer 30 mil doses do produto acabado da vacina Covid-19 em frascos multidoses (10 doses por frasco) pelo Butantan ao Município de Pilar/Alagoas com vistas à sua distribuição no espaço geográfico do referido Município, em atenção à população local”, diz trecho do documento assinado pelo prefeito e pelo presidente-diretor da Fundação Butantan, Rui Cury.

Até esta segunda, Pilar foi o único município alagoano que firmou acordo de interesse na compra de uma vacina contra a Covid-19.

O governo de Alagoas também mostrou interesses em comprar a vacina, mas ainda não assinou nenhum acordo. O Estado, segundo o governador Renan Filho (MDB) vai esperar a apresentação do plano nacional de imunização, o que deve ocorrer até esta quarta-feira.

Se não houver disponibilidade de vacina até fevereiro, o governo planeja fazer a aquisição da Coronavac. O secretário de Saúde, Alexandre Ayres, já conversou com autoridades de saúde de São Paulo para iniciar as negociações: “dez Estados demonstraram interesse em comprar a vacina, incluindo Alagoas. Para isso será preciso saber se haverá disponibilidade do Butantan para atender a todos os interessados”, explica.

No caso de Alagoas, a compra da vacina segundo o governador dependerá do plano nacional de imunização: “a compra de vacinas sempre foi uma atribuição do governo federal, mas Alagoas fará aquisição se não houver oferta do Ministério da Saúde nos próximos meses. Já informamos o interesse de Alagoas ao Butantan, mas não sabemos se o instituto terá disponibilidade para atender todos os Estados, uma vez que São Paulo deve comprar a maior parte da vacina que será produzida lá”, diz Renan Filho.

Na fila

O acordo entre Pilar e o Butatan garante que o município entre na fila pela compra da vacina caso o governo federal não a inclua no Plano Nacional de Imunização. “Caso a vacina não entre no plano nacional de imunização, nós estamos na fila para poder comprar a vacina e então saímos na frente e ficamos nos primeiros lugares para comprar assim que elas forem disponibilizadas”, disse o prefeito Renato Filho.

A Coronavac é produzida pelo Instituto Butantan em parceria com laboratório chinês Sinovac Biotech. A vacina ainda está em fase de testes e não foi aprovada pela Anvisa. O Instituto Butantan desistiu de pedir liberação para uso emergencial e pretende enviar estudos conclusivos na próxima semana à Anvisa e agências reguladoras de outros países.

Author Description

EDIVALDO JUNIOR CAVALCANTI

Sem Comentários ainda.

Participe do debate