Renan Filho e JHC desarmam palanque, mas não atuarão em “parceria”

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2020/12/marcio_ferreira_20201204_1841633221.jpgRenan Filho e JHC desarmam palanque, mas não atuarão em “parceria”

Fonte: Blog do Edivaldo Júnior

O encontro entre o governador Renan Filho (MDB) e o prefeito eleito de Maceió, o deputado federal João Henrique Caldas (PSB) foi uma demonstração de maturidade. Dos dois. Mas por enquanto vai ficar só nisso. Um gesto de civilidade política e nada mais.

Palanques desarmados, o prefeito mergulha nos números e prepara a equipe para o desafio que vem pela frente. Quem conhece a realidade financeira de Maceió, sabe que o futuro prefeito terá caixa apertado pela frente, sem a menor capacidade de investimento para o próximo ano – pelo menos com recursos próprios.

Já o governo de Alagoas, que está no momento em melhor situação financeira, vai continuar tocando ações em Maceió, a exemplo do Vida Nova nas Grotas e construção de novas unidades de saúde.

Mas cada um, prefeito e governador, em seu quadrado. Nada de parceria política ou institucional por enquanto.

O futuro prefeito, mesmo sem caixa para investir em grandes obras, poderá cumprir várias promessas de campanha. Muitas delas, a exemplo da redução do preço da passagem, cancelamento do contrato com empresas de ônibus, redução da taxa de iluminação pública (Cosip), desburocratização, redução de impotos e simplificação dos serviços municipais para a instalação de novas empresas não dependem de novos recursos para serem executadas.

O governador também deve anunciar novas ações e programas em Maceió. Foi o que disse Renan Filho a JHC. Entre essas ações está o reforço na segurança pública, com a ampliação do Ronda no Bairro e da Força Tarefa.

Em outras palavras, prefeito e governador tem muitos planos para Maceió em 2021. Mas sem “parceria”. Na diferente do que vimos por aqui nos últimos anos.

Atuação em conjunto

Mesmo cada um em seu quadrado, JHC e Renan Filho acertaram de manter uma boa relação institucional. Definiram atuações em conjunto, especialmente no combate à pandemia do novo coronavírus. O governo do Estado também vai dar suporte técnico e apoio em áreas como saúde e educação. Um bom começo depois do que se viu e se ouviu na campanha eleitoral deste ano.

O registro do encontro foi feito pelo Gazetaweb. Veja os principais trechos da reportagem da reunião entre o governador e o prefeito eleito, que ocorreu nessa sexta-feira (4):

Entre os temas tratados, estão a questão da pandemia e a retomada da economia e a situação dos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto, que foram afetados pela atividade mineradora da Braskem. A construção de creches e escolas e as obras que precisam ser aceleradas, para diminuir os transtornos à população, também foram citadas pelo prefeito eleito de Maceió.

“Nosso objetivo é fazer um diagnóstico e traçar soluções para destravar obras que são fundamentais para Maceió. Na próxima semana deveremos estar fechando nomes e, a partir daí, teremos reuniões setoriais para fazer as coisas andarem, pois a mudança tem pressa”, pontuou o prefeito.

Durante a reunião, os gestores falaram sobre a importância de uma boa interlocução entre os governos. “No espírito de cooperação mútuo, tivemos o primeiro encontro. Queremos o bem comum, conectar pastas, acompanhar as ações e buscar soluções para os desafios de Maceió”, explica o prefeito JHC.

Para o governador Renan Filho, o avanço de Maceió é o avanço de Alagoas. “Hoje viemos dar boas vindas ao novo prefeito da capital e desejar sucesso. Já trouxemos os secretários das pastas que mais interagem com a Prefeitura e começamos a debater os desafios e as ideias para o desenvolvimento da cidade”, disse.

Na próxima semana, JHC estará em Brasília para buscar apoio do Governo Federal para investimentos na capital.

“Tive hoje a primeira reunião como prefeito eleito com o Governador do Estado. Fiz questão de enfatizar que a capital de Alagoas conta com o apoio do governo estadual para os imensos desafios no horizonte, em especial a superação definitiva da pandemia e retomada da economia, a questão relativa ao afundamento dos bairros, a construção de creches e escolas na capital e as obras com as quais Maceió deseja contribuir para acelerar, a exemplo do viaduto da PRF”, diz a postagem feita no Instagram do prefeito nessa sexta.

Participaram da reunião o procurador-geral do Estado, Francisco Malaquias; o secretário de Estado da Fazenda, George Santoro; o secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques; o secretário de Estado da Segurança Pública, Cel. Lima Júnior; o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres; o secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral; a coordenadora da Governança Corporativa, Poliana Santana e o secretário executivo da Educação, José Márcio.

Author Description

EDIVALDO JUNIOR CAVALCANTI

Sem Comentários ainda.

Participe do debate