Usina Porto Rico é interditada pelo IMA

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2020/11/ima.jpgUsina Porto Rico é interditada pelo IMA

Ascom IMA

Após um tanque de melaço da Usina Porto Rico, no município de Campo Alegre, se romper e atingir o rio Jequiá, na madrugada de segunda-feira (23), as autoridades responsáveis avaliaram a situação e o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) acabou interditando e autuando a Usina Porto Rico em R$ 33.264,53 por atividade potencial poluidora sem licenciamento ambiental e R$ 305.018,29 por provocar acidente de derramamento de melaço em corpo hídrico e solo exposto.

A causa foi o rompimento de um tanque de 1.500 m³ nas instalações da Usina Porto Rico. O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) esteve no local para averiguar o empreendimento e coletar amostras d’água para análise em laboratório da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O material percorreu 18 km do rio, provocando mortandades de peixes. Análises prévias apontam alta concentração de fósforo, potássio e outros metais no melaço, provavelmente obtida através de processo de corrosão do tanque. A drenagem para águas pluviais está cessada, a fim de evitar maior volume de vazamento.

O empreendimento está intimado apresentar relatório sobre as causas do acidente e as medidas de mitigação imediata do vazamento, no prazo de 10 dias.

Author Description

EDIVALDO JUNIOR CAVALCANTI

Sem Comentários ainda.

Participe do debate