Alfredo e JHC participam de debate na TV Ponta Verde

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2020/11/2353599_ext_arquivo.jpgAlfredo e JHC participam de debate na TV Ponta Verde

Os candidatos à prefeitura de Maceió, Alfredo Gaspar (MDB) e JHC (PSB), participaram na tarde desta terça-feira (24) de um debate realizado pela TV Ponta Verde, afiliada do SBT.

O debate incluiu perguntas sobre mobilidade urbana, saúde, tributação, educação, infraestrutura, saneamento básico e habitação.

Em todo momento, os dois candidatos a prefeito apontaram as ligações políticas do adversário, JHC mencionando Rui palmeira e Renan Calheiros, e Alfredo falando de Ronaldo Lessa e do pai do outro candidato.

Logo no primeiro tema abordado, mobilidade urbana, os candidatos trocaram farpas sobre os apoiadores do opositor. JHC destacou que o vice de Alfredo, Tácio Melo, estava a frente da SMTT quando fez a licitação do transporte público. Na réplica, Gaspar ressaltou que os governadores do partido do opositor arruinaram os transportes.

Falando sobre saúde, Alfredo alegou que o pai do adversário matou pessoas ao roubar dinheiro destinado a ambulâncias. JHC rebateu dizendo que Gaspar estava atacando sua família.

Ao ser perguntado sobre as propostas para melhorar o saneamento básico da cidade, o candidato do PSB afirmou que criará o Programa de Aceleramento de Maceió, onde uma estrutura própria da prefeitura fiscalizará o projeto. Ainda completou que não irá passar a mão na cabeça de empresas.

Quando o tema discutido foi tributação, JHC perguntou ao seu adversário se, após tantas promessas, os impostos iriam aumentar. Como resposta, Alfredo falou que irá realizar o que cumpre com a ajuda do governo do Estado e acusou o opositor de dívidas acumuladas, inclusive uma de 4 milhões ao INSS e de 100 mil reais à Receita Federal. “Você não sabe cuidar das suas finanças, vai querer cuidar do orçamento bilionário de Maceió?”, questionou Gaspar.

Sobre educação, mais uma vez os candidatos foram contra a ideia um do outro enquanto JHC trouxe propostas baseadas na tecnologia para reverter o atraso que a pandemia causou, Alfredo criticou e falou que com essa ferramenta os alunos não iriam ter alguém que os orientem, defendendo que a melhor maneira é o aluno de volta às salas de aulas, com as condições sanitárias necessárias.

Alfredo Gaspar prometeu 10 mil novos empregos com a criação de um polo industrial no Benedito Bentes e também falou sobre um programa para reformar feiras e mercados. Já o candidato JHC acha que o melhor investimento para a geração de vagas em Maceió é a indústria do Turismo.

Durante o debate, JHC recebeu várias críticas de Alfredo sobre o tempo em seu antigo cargo de parlamentar federal, nunca tendo feito as mudanças que agora promete. Uma delas seria resolver o problema da tributação, a qual ele rebateu explicando que isso não cabia a ele por causa do Princípio de Iniciativa .

Outro tema recorrente durante a discussão foi a habitação. Alfredo declarou que pretende finalizar a obra da orla lagunar até próximo ano, a fim de trazer dignidade para a população. JHC acha impossível fazer a entrega de 1700 moradias nesse prazo e uma de suas propostas é ajudar aos moradores de aluguel e também realizar o Vilas do Mundaú.

Os candidatos também falaram sobre a falta de infraestrutura em alguns locais da cidade. A promessa de Alfredo é trazer o programa de pavimentação das ruas e construção de eixos viários no Jacintinho e no Feitosa, assim como o Programa Viva Minha Rua, que visa trazer luz e pavimentação para a população. JHC criticou a gestão atual afirmando que ela abandonou a Ecovia Norte, falando também da demora da obra da rotatória da PRF e prometendo concluir esses projetos caso eleito.

O debate foi preenchido com menções a outros políticos de ambos os lados, utilizando de acusações a apoiadores para desmoralizar o opositor.

Em suas considerações finais, Alfredo utilizou o tempo para afirmar que é independente e falar mais uma vez do adversário. “Quero transformar Maceió numa cidade do futuro no presente, enfrentando os desafios. O candidato opositor foge até do debate, imagine dos problemas de verdade da cidade”, concluiu

JHC aproveitou do momento para agradecer por estar no segundo turno e prometer mudanças. “Vamos mudar nossa saúde, nossa educação, nosso transporte público, o jeito de fazer política, as pessoas que estão lá”, declarou o candidato.

Author Description

EDIVALDO JUNIOR CAVALCANTI

Sem Comentários ainda.

Participe do debate