PL torna obrigatório envio de boletim diário para familiares de pacientes com Covid-19

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2020/05/thumb.jpgPL torna obrigatório envio de boletim diário para familiares de pacientes com Covid-19

A angústia por informações por parte daqueles que não podem acompanhar seus familiares internados em decorrência do novo Coronavírus pode ser minimizada. É o que prevê um Projeto de Lei (PL) de autoria da deputada Ângela Garrote, em tramitação na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE).

A proposta estabelece procedimento virtual de informações e acolhimento dos familiares de pessoas internadas com doenças infectocontagiosas, durante endemias, epidemias ou pandemias, em hospitais públicos, privados ou de campanha em Alagoas.

Pela matéria, os hospitais públicos, privados ou de campanha ao receberem pacientes que sejam internados em leitos, CTIs ou UTIs devem, obrigatoriamente, preencher formulário com dados de ao menos um familiar ou pessoa próxima, para que receba informações acerca da situação clínica do paciente.

As informações devem ser enviadas diariamente, ao final de cada dia, com a atualização sobre o estado de saúde do paciente, preferencialmente via aplicativo de mensagens, e-mail ou outra forma de comunicação eletrônica. Não sendo possível a comunicação via meio eletrônico, ela deve ser feita por contato telefônico.

Na justificativa, a deputada destaca “o intuito de manter os familiares informados da situação clínica dos pacientes, de forma on-line, possibilitando o acompanhamento e a evolução do quadro clínico, bem como evitando que esses tenham acesso a informações imprecisas”.

“Ademais, é inconteste que a ausência dessas informações durante todo o período de internamento, que pode durar dias ou meses, pode gerar sérios problemas psicológicos aos familiares”, conclui.

____

Cada Minuto

Author Description

EDIVALDO JUNIOR CAVALCANTI

Sem Comentários ainda.

Participe do debate