Site do TJAL é invadido e hackers deixam mensagem inusitada de apoio

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2020/05/202005161250_db4654993c.jpegSite do TJAL é invadido e hackers deixam mensagem inusitada de apoio

O site do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) foi invadido por um grupo de hackers na manhã deste sábado (16). Em vez da página inicial, um fundo preto e uma mensagem dos invasores foram exibidos pro algumas horas. O TJ-AL confirmou a invasão e informou que já recuperou o acesso ao endereço virtual, que agora está em manutenção.

O episódio ilegal ganhou contornos inusitados, já que os hackers deixaram uma extensa mensagem, em que parabenizam o TJ-AL pela atuação durante a pandemia de Covid-19 e alertam para as vulnerabilidades do sistema utilizado pelo Tribunal de Justiça de Alagoas.

“Em agradecimento ao trabalho dos senhores, resolvi ajudar com as questões de cybersecurity (cibersegurança). Como podem ver, o sistema de vocês está muito vulnerável e estava sendo manipulado por pessoas de má índole. Toda a rede do Tribunal de Justiça de Alagoas está seriamente comprometida”, diz trecho da mensagem do invasor, identificado apenas pelo nickname do Twitter: @avcsuperman.

Além de apontar falhas, o hacker sugeriu que os técnicos do TJ-AL procurassem por ele no Twitter, para que ele pudesse explicar o que está fragilizando o sistema do Tribunal.

Por meio de nota, o Tribunal de Justiça de Alagoas informou que não houve prejuízos e que as providências legais estão sendo tomadas.

Confira nota na íntegra:

Comunicado – Tecnologia TJAJ

Informamos que o portal de notícias do Poder Judiciário de Alagoas foi, de fato, vítima de prática ilegal, na manhã deste sábado.

Tão logo o problema foi constatado, a Diretoria de Tecnologia da Informação (Diati) mobilizou seu corpo técnico e adotou todas as providências possíveis.

Providências também estão sendo tomadas junto à Delegacia de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil de Alagoas.

Ressaltamos que não houve prejuízo algum aos demais sistemas, nem tampouco ao de processos eletrônicos.

Diretoria de Comunicação (Dicom TJAL)

____

Gazeta Web

Author Description

EDIVALDO JUNIOR CAVALCANTI

Sem Comentários ainda.

Participe do debate