O “não-político” vira favorito na disputa pela prefeitura

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2020/04/alfredo.jpghttp://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2020/04/alfredo.jpgO “não-político” vira favorito na disputa pela prefeitura

O ex-procurador geral de Justiça de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça, mesmo tendo se notabilizado como “não-político”, conseguiu reunir em torno de sua pré-candidatura a prefeito de Maceió, o apoio do governo do Estado, da prefeitura de Maceió e de pelo menos 15 dos atuais 21 vereadores da capital alagoana.

A ajuda do governador Renan Filho (MDB) e de aliados próximos ao prefeito Rui Palmeira (sem partido), com quem mantém bom relacionamento, por força de sua atuação no Ministério Público Estadual e na Segurança Pública, foram decisivos.

A imagem também ajudou, mas o que pesou mesmo foi a capacidade que Gaspar teve de conversar com todas forças políticas. Ele trabalhou pessoalmente para conseguir o apoio do prefeito e do governador. E por tabela ganhou não só o apoio da maioria dos vereadores, mas também deve levar para seu palanque uma banda da Assembleia Legislativa de Alagoas e da bancada federal.

Não há dúvidas de que com todo esse apoio, reforçando o seu nome, Gaspar é um dos favoritos a suceder Rui Palmeira.

Talvez a maior dificuldade seja ainda, explicar para alguns dos seus admiradores porque se tornou em um candidato majoritariamente da “classe política”.

Adversários

Ex-governador, ex-prefeito, Ronaldo Lessa (PDT) faz um caminho inverso. Dos pré-candidatos majoritários em Maceió, talvez nenhum outro tenha tanta experiência quanto ele. Ainda assim, tudo indica que terá um palanque solitário, sem apoio do governador, do prefeito e nenhum dos vereadores.

Outros dois pré-candidatos tiveram melhor “sorte” e conseguiram reunir algum apoio político.

O deputado federal JHC (PSB), conseguiu, na última hora, o apoio de três vereadores e deve ter ao seu lado o senador Rodrigo Cunha, o PSDB e mais um ou dois deputados estaduais. É mais do que ele teve nas eleições de 2016, quando ficou em terceiro lugar, na disputa que assegurou a reeleição de Rui Palmeira.

O deputado estadual Davi Davino Filho (Progressistas) também conseguiu o apoio de três vereadores e terá ao seu lado o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor e uma boa parte da Casa e pelo menos dois deputados federais: Arthur Lira (PP) e Severino Pessoa (Republicanos).

____

Redação com Blog do Edivaldo Júnior

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate