Deputada volta a cobrar planejamento para enfrentar efeitos da pandemia em AL

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2020/04/JóPereira.jpegDeputada volta a cobrar planejamento para enfrentar efeitos da pandemia em AL

A deputada estadual Jó Pereira (MDB/AL), em pronunciamento na sessão desta terça-feira (14), na Assembleia Legislativa, defendeu o legado político da família e reforçou a necessidade do isolamento social e da adoção de medidas urgentes para pensar hoje o futuro econômico e social de Alagoas durante e após a pandemia do novo coronavírus (covid-19).

A parlamentar iniciou sua fala deixando clara a importância da independência também no exercício democrático da política: “Sempre existirão várias visões. Mas sempre devemos fazê-la e exercê-la, a política, em busca desse ideal, o de com todos e para todos. E muitas decisões só são entendidas como para todos a médio e longo prazo. Como muitas das decisões que serão tomadas nessa crise da pandemia”.

Depois de um breve resumo das trajetórias dos irmãos, a deputada estadual reforçou que todas as ações são tomadas com decisões coletivas, mas também individuais: “Atrelar possíveis erros, aos olhos de quem analisa, a mim e a minha futura trajetória política, com certeza não contribui com o debate. O debate específico do isolamento e de como fazê-lo”, afirmou, se referindo ao decreto de Joãozinho Pereira, flexibilizando o isolamento em Teotônio Viela.

“A decisão do gestor Joãozinho Pereira cabe análise de todos, inclusive minha, mas em nada afeta minhas posições ou trajetória, atual e futura, pois são coisas diferentes. Todos sabem a minha posição em defesa do isolamento, nesse momento, e defendida há muito tempo, desde quando adotamos tal medida, onde mais recentemente na última quarta-feira, dia 9, tive a oportunidade de voltar a defender e justificar o porquê da minha posição, aqui mesmo nessa tribuna adaptada. E, afirmo, em que nada mudou”, frisou a parlamentar.

Jó lembrou que, em meio à pandemia, o mundo exercita a ausência de certezas, mas também a ausência de infraestrutura para enfrentar um inimigo invisível: “Uma Nação saca R$ 11 trilhões para socorrer sua economia e seus habitantes, em apenas algumas semanas. O Brasil leva um ano e meio para produzir essa riqueza… São instrumentos desiguais de intensidade desigual, para combater efeitos iguais da pandemia. Falta de infraestrutura e mudanças radicais na estrutura socioeconômica de todos”.

Ações intersetoriais

A deputada voltou a destacar que a ausência de intersetorialidade e simultaneidade nas decisões que vêm sendo tomadas, pesa desde o início sobre todas as áreas com seus prejuízos por conta das medidas de isolamento: “Saliento que, caso houvesse uma atuação dessa forma, visando o presente e o futuro de Alagoas, talvez esse ou outro gestor municipal não teria tomado tal medida preocupado com as questões socioeconômicas. Teriam eles nortes dessas ações conjuntas de decisões e orientações para todos, que talvez evitassem tal urgência e unilateralidade de decisão a favor da questão econômica, e os gestores ficariam com menos pressão manter o isolamento no tempo e na forma necessária, com mais compreensão por parte de gestores, da classe produtiva e da população em geral”.

Durante o pronunciamento, Jó também reforçou que, se as indicações e propostas da Casa fossem ouvidas, dialogadas e respondidas pelo executivo estadual, “estaríamos avançando para vencer os desafios”: “Como ir além das indicações se o Executivo não remete a essa Casa projetos e propostas relativas a ações que possam influenciar nos efeitos da crise ? cadê o apoio no ICMS, a criação do Comitê da Primavera, o não desconto da previdência para os aposentados, a regulamentação do funcionamento das feiras livres e as alternativas e condições de escoamento da produção agrícola, projetos de apoio a classe produtiva, principalmente ao pequeno e médio empreendedor, entre tantas e tantas outras indicações ?”, questionou, lembrando ainda que é preciso compreensão, pois o Executivo também vive tempos difíceis.

Ao encerrar o discurso, Jó voltou a destacar que sua independência permanecerá alinhada com todos que desejam o melhor no coletivo, no exercício da política voltada para realizar transformações, tendo a educação como mola propulsora: “Notadamente estamos nós, Pereiras, sempre alinhados nesse sentido. Por isso algumas divergências pontuais não abalam nossos propósitos como agentes públicos. Afinal, nada que um bom diálogo e muito respeito, não resolvam… Falhas podem ser encontradas, lutas ainda a ser travadas, frutos muitas vezes da dificuldade numérica e da capacitação humana, assim como também de recursos. Mas nunca por falta de trabalho e dedicação, em todas as áreas”.

Após a fala de Jó, os deputados Davi Maia e Cabo Bebeto concordaram com a parlamentar ao afirmarem entender a pressão sofrida pelo prefeito Joãozinho Pereira para adoção das medidas orientando a flexibilização do isolamento social.

Fonte: Ascom Deputada

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate