Prefeitura de Arapiraca lança plataforma inédita de monitoramento para combate do coronavírus

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2020/04/app.jpgPrefeitura de Arapiraca lança plataforma inédita de monitoramento para combate do coronavírus

Prefeitura de Arapiraca, nesta quarta-feira (1), lança plataforma inédita no Brasil para acompanhar a saúde da população, pelo celular, com busca ativa, monitoramento e engajamento. Para ajudar no combate ao coronavírus (covid-19) no município. A proposta é buscar os melhores meios de combate ao covid-19. Para isso, equipes de saúde estão recebendo o treinamento e já cadastrando usuários.

Os detalhes da plataforma foram apresentadas, na manhã desta quarta-feira, ao prefeito Rogério Teófilo, pelo secretário de Saúde, Glifson Magalhães, e equipe técnica do Município. A finalidade dessa ferramenta digital é acompanhar as pessoas em seus lares, realizando uma triagem permanente de sintomas suspeitos, apoiando a permanência no isolamento social, realizando educação em saúde focada no combate ao COVID19 e também monitoramento da saúde mental da população.

“O objetivo da plataforma é promover mais segurança a toda equipe de saúde e ao mesmo tempo tornar mais eficiente o acompanhamento de todos, diminuindo a exposição dos nossos profissionais e alertando-os de possíveis problemas”, ressaltou Glifson Magalhães.

Metas

Entre as metas da Secretaria de Saúde estão o monitoramento de mais de 10 mil famílias, até 30 de abril; busca ativa eficiente e precisa; contribuir para o isolamento de mais de 75% população; e envio de cerca de 300 mil mensagens.

“O novo formato de acompanhamento das famílias, além de trazer segurança no monitoramento, permitirá estar próximo a população, dentro de suas casas. E também deve reduzir a exposição diária dos profissionais de saúde. O objetivo desse e de todo o trabalho que estamos realizando no Município é cuidar dos arapiraquenses e contribuir para o menor crescimento da curva de pessoas infectadas pelo coronavírus”, destacou o prefeito Rogério Teófilo.

Como funciona

Os agentes de saúde visitam a casa da população ou entram em contato por telefone ou redes sociais, solicitam o seu telefone e e-mail (se tiver), e informam que serão acompanhados de forma segura em suas casas, por meio de mensagens pelo seu celular.

Enfermeiras e equipe de saúde, cadastram na plataforma, a população recebe mensagens, orientações, verifica sintomas e, em caso de problemas, a equipe de é avisada eletronicamente e entra em ação.Os usuários acompanhados podem mandar, a qualquer momento, SMS (27920) com alguma palavra chave de sintomas suspeitos de Coronavirus, a exemplo de dor, febre, tosse, cansaço, entre outras. E imediatamente o assistente digital envia uma verificação de sintomas e, após as respostas, a unidade básica é imediatamente notificada.

A Prefeitura também está disponibilizando outros meios de acesso para que população possa ser acompanhada, enviando um SMS com a palavra ARAPIRACA para 27920, ou clicando nas redes sociais do município ou pelo site oficial.

Temas

Na relação de temas enviados à população através da ferramenta, se divide em dois blocos:

Prevenção direta: Monitoramento de sintoma; Monitoramento de isolamento; O que é o Corona?; Conscientização sobre isolamento; Higienização; Gripe ou Corona Vírus?; Cuidados especiais com Idosos, Gestantes e Crianças; Devo usar máscara?.

Saúde mental: Recomendação de uso do app da Vitalk; Dicas de atividade física e alimentação saudável; Dicas de meditação simples e respiração; Pensamento positivo; Gratidão.

Autores da ferramenta

A ferramenta implantada pela equipe de Saúde da Prefeitura de Arapiraca foi criada por Michael Kapps, CEO TNH Health, startup especializada na criação de Assistentes Virtuais com Inteligência Artificial para saúde, consultor da McKinsey & Company no Vale de Silício. E a Dra. Inês Hungerbuhler, Chief Psychology Officer, psicóloga pela Universidade de Zurique (Suíça), com Doutorado em Psiquiatria pela FMUSP, com mais de 10 anos de experiências profissionais em e-saúde, coordenadora de um projeto pioneiro de pesquisa na área de telepsiquiatria no HC São Paulo, colaboradora no Latin American Treatment and Innovation Network in Mental Health e atualmente Senior Clinical Consultant na TNH Health.

Fonte: Site prefeitura

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate