Como medida de combate ao Coronavírus, prefeitos de Alagoas reduzem salários

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2020/03/201808070757_5499d6cd6b.jpgComo medida de combate ao Coronavírus, prefeitos de Alagoas reduzem salários

Em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), prefeitos alagoanos anunciaram como medidas, nesta segunda-feira (30), a redução nos próprios salários e de integrantes da administração pública. As decisões foram tomadas pelos chefes do Executivo de Paripueira e Barra de Santo Antônio, duas localidades da região Norte do Estado.

A primeira gestora a tomar a decisão foi a prefeita Emanuella Moura, na Barra de Santo Antônio. De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, a prefeita deve baixar decreto nesta terça-feira (31) com redução de 50% no próprio salário e da vice-prefeita da localidade, Lívia Carla, além de 20% nos vencimentos dos secretários, Procuradoria-Geral do município e diretores de órgãos. A medida, segundo a gestora, visa direcionar esses valores para a saúde pública e atendimento social durante a pandemia do coronavírus.

“Precisamos nos unir, amparar quem mais precisa do poder público, e essa decisão de reduzir o meu salário, o da vice-prefeita, de secretários, PGM e diretores de órgãos, nos permitirá investir mais na solução dos problemas sociais e de saúde, e mostrar que estamos dispostos a contribuir como gestores e como cidadãos”, declarou a prefeita.

Emanuella ainda defende o isolamento social na localidade, que até esta segunda-feira seguia com dois casos suspeitos da doença, que aguardam resultados de exames. Outros dois anteriores já foram descartados, após comprovação de que não se tratava da Covid-19.

No município vizinho de Paripueira, o prefeito Haroldo Nascimento também decidiu reduzir os salários dele e do vice-prefeito, Alexandre Mendonça, assim como de integrantes do primeiro escalão da administração pública municipal, nos mesmos percentuais adotados na Barra de Santo Antônio.

“Estamos vivendo um estado de emergência na saúde e na economia e precisamos, além de reduzir custos, ampliar qualquer margem de recursos para atender quem mais precisa numa situação como essa. “Hoje a única certeza que temos é que o isolamento é a melhor precaução””, assegurou o prefeito.

De acordo com as estatísticas divulgadas pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Paripueira também não conta com casos confirmados da Covid-19 e o município tem intensificado a campanha do isolamento social e de higiene pessoal, como ação preventiva à doença do coronavírus.

“Toda a gestão está voltada à prevenção do vírus e alternativas para a sobrevivência econômica na cidade. Vou baixar o decreto da redução dos salários e direcionar os recursos economizados para essa crise”, garantiu Haroldo Nascimento.

Até esta segunda-feira, a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) ainda não contava com dados de quantos prefeitos já haviam adotado a redução salarial, como medida para conter o avanço da pandemia em suas localidades.

Gazetaweb.com

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate