Municípios alagoanos seguem em alerta por alto volume de chuvas

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2020/03/2331014_ext_arquivo.jpegMunicípios alagoanos seguem em alerta por alto volume de chuvas

Municípios alagoanos seguem em alerta por conta do volume de chuvas. As precipitações registradas nessa quarta-feira (18) causaram estragos em vários pontos do estado. Além de alagamentos, houve transbordamento do rio Caruru, que corta o município de São José da Lage. Em Arapiraca o intenso volume de chuvas causou um acidente e morte de um motociclista. O alerta segue até esta quinta (19) e poderá ser prorrogado caso as atuais condições climáticas permaneçam.

De acordo com o meteorologista da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) Vinícius Pinho, a previsão é de pancadas de chuva por todo o estado. Ontem, no município de Colônia Leopoldina choveu 45mm em apenas uma hora.

“Ainda tem previsão de chuva pelo menos até amanhã [hoje] pela manhã. Litoral Norte, Região Metropolitana, na verdade a chuva está bem espalhada por todo o estado. As condições permanecem bem favoráveis para a ocorrência de pancadas mais intensas. Estávamos fazendo o monitoramento e em uma hora, em Colônia Leopoldina, ali na região do Vale do Jacuípe choveu 45mm. É uma chuva bem significativa. Em São José da Lage nas últimas 48 horas choveu 103mm”, destaca.

Vinícius Pinho esclarece que apesar dos transtornos em diversos municípios um dos pontos mais críticos é a região metropolitana, em especial a capital que já vem sofrendo com a chuva desde o último domingo (15) e deve continuar recebendo mais chuva hoje.

“A área mais crítica e que pode ser mais afetada é a região metropolitana, é Maceió. Porque o solo já está muito encharcado e aqui temos muitas áreas de risco, encostas. E qualquer chuva que ocorra a partir de agora, como o solo está muito instável, saturada ela pode causar transtorno e ocorrer movimentação de massa, ou seja, deslizamento de terra. Naquela região do Mutange, nas áreas mais críticas de encosta. Mas em regiões como o Vale do Jacuípe, por exemplo, ali é uma região bem crítica, como o rio Jacuípe tem uma resposta rápida, a área urbana do município corta o rio e aí sempre causa problemas, se chover forte ali podemos ter transtornos também. Toda a região da Zona da Mata também está sendo monitorada, no vale do Mundaú, Vale do Paraíba, no Agreste, Arapiraca houve muita chuva”, pontua.

Na semana passada, a Sala de Alerta emitiu o primeiro aviso de chuvas, segundo o meteorologista os órgãos seguem de prontidão.

____

Fonte: Tribuna Hoje

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate