Vida Nova nas Grotas ganha reconhecimento internacional em Fórum Urbano Mundial

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2020/02/csm_grota_eldorado_-_governo_-_foto_neno_canuto_3ff0501994.jpgVida Nova nas Grotas ganha reconhecimento internacional em Fórum Urbano Mundial

Levar dignidade às pessoas em comunidades de Maceió. Essa é a principal essência do Programa Vida Nova nas Grotas, implantado pelo Governo do Estado e que hoje se tornou referência internacional. As iniciativas, o desenvolvimento e a promoção da qualidade de vida de famílias foram apresentados no segundo dia do Fórum Urbano Mundial, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos.

Os Secretários de Estado da Fazenda (Sefaz) e de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), George Santoro e Mosart Amaral, e o coordenador do programa, Nery Almeida, foram os responsáveis pelo Painel “Cooperação entre Governos Locais para um Desenvolvimento Urbano Baseado em Evidências: o caso do Programa Vida Nova nas Grotas em Maceió”. Na ocasião, eles puderam falar desta iniciativa, desde a implantação aos frutos positivos e todas as expectativas para os próximos passos do programa.

Um intercâmbio de ideias e experiências é sempre engrandecedor, conforme avalia o secretário George Santoro. “Nossa participação além de emocionar o público, trouxe elogios e também contribuições, que serão levadas em nossa bagagem para melhorarmos e ampliarmos o programa para o futuro. Levamos a vivência dos líderes comunitários para outros representantes do Brasil e do mundo todo. Estamos em franco desenvolvimento e numa construção permanente. Toda essa experiência do evento será importante para que Sefaz-AL e Setrand-AL, em parceria com tantos outros órgãos do estado, continuem levando dignidade às famílias das comunidades carentes de Alagoas. Seguimos com a certeza de que muito foi realizado, mas ainda há muito para evoluir”, colocou.

Mosart Amaral fez uma avaliaçao do evento. “Nossa participação no evento foi extremamente positiva. A apresentação do Vida Nova nas Grotas no Fórum foi um sucesso, mais uma vez. Logo após o painel, os espectadores acenaram positivamente para o projeto e também sugeriram outras ideias para engrandecer ainda mais o programa, partindo de outras experiências que existem mundo afora e que vão, com certeza, melhorar nossas ações. Depois da passagem por um evento como esse, a gente tem a real sensação de que chegamos longe, mas o caminho ainda é longo! O mundo está caminhando numa velocidade muito grande em relação às tecnologias, que trazem muitas novidades, sempre com o objetivo de facilitar o dia a dia do ser humano”, disse.

Os líderes comunitários tiveram uma participação importante no painel, apresentando a visão daqueles que residem nas grotas ao receber as melhorias implantadas pelo Governo de Alagoas. “Importantíssimo trazer o nome da comunidade Grota do Cigano para o Fórum, vivenciar esses dias intensos. A iniciativa do governo em dar voz às lideranças, de que nós possamos trazer nossa visão, falar das necessidades e benfeitorias que já foram realizadas”, ressaltou Júnior Nogueira.

Para Mônica Brito, que representou a Grota do Alto da Boa Vista, as experiências vividas serão levadas à comunidade. “Participar do Fórum foi incrível. Até ontem, o Vida Nova nas Grotas era conhecido no Brasil e, agora pudemos compartilhar tantas notícias e iniciativas boas com o mundo. Desejamos que isso seja ampliado, que novas famílias sejam atendidas e que Alagoas se torne exemplo para o mundo”.

A agenda oficial da delegação de Alagoas ainda contou com reuniões importantes com a ONU Habitat, discutindo questões fundiárias, regularização do solo urbano. Outro encontro que marcou o dia com representantes de outros estados do Brasil conhecendo projetos que foram implantados e servirão ainda para que novas ações sejam desenvolvidas em Alagoas.

_Correio dos Municípios_

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate