Programa Empreender fortalece micro e pequenas empresas

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2020/02/Capturar-2.jpgPrograma Empreender fortalece micro e pequenas empresas

Ano inicia com análise dos resultados do Programa Empreender, o qual visa fortalecer as micro e pequenas empresas com base no associativismo e orientá-las de forma setorial. Sebrae em Alagoas, Federação das Associações Comerciais do Estado de Alagoas (Federalagoas), Movimento Alagoas Competitiva (MAC) e os articuladores selecionados para o Programa Empreender se reuniram na semana passada, na Associação Comercial de Maceió.

Foi firmado um convênio entre o Sebrae e a Federalagoas, em 2019, referente a execução do Programa em 7 municípios: Palmeira dos Índios, Rio Largo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, Marechal Deodoro, Porto Calvo e Maceió. Os articuladores selecionados levantaram as dificuldades dos empresários e a partir disso elaboraram um plano de ação para orientar e auxiliar.

O encontro teve dois momentos. O início foi conduzido por Edson Sá, especialista em coaching de liderança, que apresentou os fundamentos do Modelo de Excelência em Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), e os articuladores exercitaram a teoria que foi aplicada em novembro de 2019.

Cléa Mascarenhas, consultora sênior e responsável pelo Programa Empreender, apresentou os resultados das ações de cada município e, a partir disso, levantou as oportunidade de melhorias para compartilhar com os articuladores e buscarem soluções de forma coletiva.

“Fizemos uma parceria com o MAC neste novo ciclo. Eles irão disponibilizar gráficos apresentando a situação das empresas individualmente e dos segmentos referentes ao Programa. A partir disso iremos buscar soluções do Sebrae para atender a ação que foi apresentada no diagnóstico”, afirmou Cléa Mascarenhas.

“Esse procedimento produz um fortalecimento do empresariado alagoano, e tem como consequência contribuir com o desenvolvimento econômico do estado de Alagoas e na geração de emprego e renda”, destacou Pauline Reis, analista da Unidade de Atendimento Empresarial.

O Programa Empreender é desenvolvido desde 2011. De acordo com Cléa Mascarenhas, o diferencial é a possibilidade de realizar consultorias em grupo, possibilitando não só uma visão individual de seu negócio, mas também de beneficiar os outros empresários e o próprio segmento.

Os articuladores têm como objetivo buscar soluções para que as empresas se desenvolvam, articulando atividades que disseminem conhecimento e informação aos empresários.

____

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate