PT tem dois nomes cotados para prefeitura de Maceió

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2020/01/foto-70.jpgPT tem dois nomes cotados para prefeitura de Maceió

O PT inicia 2020 com ao menos dois nomes cotados para disputar prévias do partido à prefeitura de Maceió, maior colégio eleitoral do Estado e horizonte estratégico no rumo à corrida ao Palácio Zumbi dos palmares de 2022.

No pleito de outubro deste ano, o partido tentará o comando da maior cidade do Estado. Entre nomes já inscritos no processo eleitoral interno e quadros ventilados no PT como possíveis pré-candidatos estão o advogado Ricardo Barbosa, ex-vereador por Maceió e Luciana Caetano, professora de economia da UFAL.

Segundo Marcelo Nascimento, presidente do PT em Maceió, embora vista como a mais viável eleitoralmente até mesmo entre pré-candidatos já colocados, uma nova candidatura de Paulão não deve ocorrer neste ano. O deputado federal não disputará pela terceira vez a prefeitura de Maceió como fez em 2000 e 2016, essa última numa conjuntura bastante adversa para o partido. Paulão deve viajar pelo Estado durante a campanha para consolidar as candidaturas majoritárias em vários municípios prioritários para o partido.

Prevista no estatuto do partido para definir candidatos sempre que há mais de um postulante a cargos executivos, a votação interna pelos filiados ao PT maceioense está apenas aguardando o Calendário que será divulgado pelo Diretório Nacional.

A realização de prévias não é algo inédito no PT – em 2002, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve de bater Suplicy na disputa interna pela candidatura presidencial; em 2018, o ex-prefeito de São Bernardo do Campo Luiz Marinho só foi definido como candidato ao governo de São Paulo ao vencer o ex-prefeito de Guarulhos Elói Pietá.

Em reunião convocada para a próxima terça-feira (21), com membros da Executiva Municipal de Maceió, o presidente municipal Marcelo Nascimento, irá definir a composição do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE), que tem como objetivo organizar as atividades internas de formação de candidaturas, inscrições e debates, além do Ciclo de Debates sobre Maceió visando subsídiar o programa de governo para candidatura majoritária.

Para o presidente municipal, “mesmo que as prévias transmitem para a sociedade a idéia de racha, o PT tem uma tradição democrática de debate e decisões discutidas e votadas pela maioria dos seus filiados e filiados. A busca por um nome de consenso, caso haja, passará por uma série de reuniões entre as tendências internas e as pre-candidaturas a prévia Municipal”, afirmou Nascimento.

____

Blog do Edivaldo Júnior com Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate