Projeto da Embrapa auxilia no melhoramento da produção de coco em AL

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/12/jumento-2.jpgProjeto da Embrapa auxilia no melhoramento da produção de coco em AL

A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) promoveu em 2019 uma série de ações para disseminar boas práticas e soluções inovadoras e sustentáveis para a cultura do coqueiro, produto de grande relevância agrícola para o Nordeste e outras regiões.

Muitas dessas iniciativas fazem parte do projeto ‘Transferência de Tecnologias validadas para a cadeia produtiva do coco’, e integram o conjunto de projetos do arranjo ‘Geração, aprimoramento e transferência de tecnologias para a produção sustentável de coco (TT Brascoco)’. Voltadas para segurança alimentar, redução das emissões de carbono, sistemas integrados e a cultura sustentável do coqueiro.

Em agosto, participantes do encontro ‘ILPF em novos territórios agrícolas: o caso SEALBA’ visitaram a Fazenda Bolandeira, em Jequiá da Praia, onde o produtor Lucas França, por meio de intercâmbio técnico com agentes da Embrapa Tabuleiros Costeiros, implantou uma Unidade de Referência Tecnológica de integração entre coqueiro mestiço, pastagem para o gado de corte e a leguminosa arbustiva gliricídia.

“Desde que implementamos o sistema aqui na propriedade, tem sido impressionante o ganho de produtividade dos coqueiros, sem falar da qualidade do pasto e da redução de custos com adubo nitrogenado e suplementação para os animais por conta d gliricídia”, revela França.

Essas estratégias buscam maior sustentabilidade dos pontos de vista econômico, por reduzir os custos de produção, e ambiental por fazer uso da terra com cobertura e preservação dos solos e também reduzir a necessidade de insumos químicos e de controle de pragas por tratar-se de um sistema integrado com várias culturas em constante simbiose.

____

Embrapa

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate