Confira a pesquisa para prefeito de São Miguel dos Campos

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/12/45595_ext_arquivo.jpgConfira a pesquisa para prefeito de São Miguel dos Campos

A decisão da família Pereira de lançar um candidato a prefeito em São Miguel dos Campos, sétimo maior colégio eleitoral de Alagoas (38,9 mil eleitores em 2018) pode provocar uma disputa ‘inédita’ no município.

Nas últimas eleições, a tradição em São Miguel dos Campos, tem sido polarizada na base do ‘azul contra o encarnado’, de um lado contra o outro.

Com a entrada de Fernando Pereira (PP) na disputa, o cenário mudou. Hoje, três pré-candidatos pontuam bem nas pesquisas e dividem a preferência dos eleitores. Além dele, o atual prefeito Pedoca Jatobá (DEM) e o ex-prefeito George Clemente (MDB) tem boas chances segundo avaliações de bastidores.

Para entender melhor o cenário miguelense, busquei ver o resultado de algumas pesquisas. Tive acesso a um recente levantamento de um instituto muito conhecido, mas o contratante não autorizou a divulgação.

Fui em busca de outra pesquisa. Embora realizada no final de outubro (dia 29), o levantamento do DataSensus, aponta para um cenário complexo, com maiores chances, neste momento, para Fernando e George.

Vamos aos resultados. Primeiro, no cenário espontâneo, em que o eleitor aponta qualquer nome, Flávio Altec teria 1%, Chiquinho Seabra também teria 1%, Pedoca Jatobá teria 13%, Fernando Pereira 13% e George Clemente 15%.

De acordo com a pesquisa Data Sensus, no voto estimulado – em que os nomes dos prováveis candidatos são apresentados aos entrevistados se – as eleições fossem hoje Fernando Pereira venceria com 27%, seguido de Clemente com 22% e Pedoca Jatobá com 17%.

Dois dados que precisam ser olhados com atenção na pesquisa: a aprovação do atual prefeito ée 30% e a desaprovação de 61%. A aprovação de uma candidatura da família Pereira foi de 58% e desaprovação de 25%.

O ‘perfil’ de cada um

A análise a seguir é do consultor político Eugênio Albuquerque: “A avaliação é que o nome do Fernando Pereira chega com força para a disputa porque já aparece na frente das pesquisas mesmo ainda sendo desconhecido por quase metade da população. O que o faz ser líder na pesquisa são duas situações: primeiro a baixa avaliação do atual prefeito Pedoca Jatobá e a boa aprovação da família Pereira que administra algumas prefeituras em cidades vizinhas a São Miguel dos Campos”, aponta.

Eugênio continua: “Em uma possível disputa com 3 nomes fortes, pode favorecer o prefeito pois há uma divisão clara nos eleitores que não aprova o atual governo (que migram para o Fernando e George). Porém, como a cidade não tem segundo turno, o prefeito continua no jogo pois não precisa de 50% dos votos e mais 1. No cenário com o Fernando enfrentando apenas atual prefeito fica claro o desejo de renovação e mudança”, aponta
O consultor conclui: “Os 3 candidatos para o eleitorado atualmente são visto da seguinte forma:
Pedoca Jatobá, Continuidade; George Clemente, mudança da atual gestão; Fernando Pereira, representa muito mais que mudança além disso ele representa renovação, algo diferente do que até agora foi vivido na política de São Miguel dos Campos”.

Veja a pesquisa

Foram 490 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais, realizadas no dia 29 de outubro passado em São Miguel dos Campos. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

 

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate