UNICEF realiza formação com gestores do Estado sobre políticas de saúde para crianças e adolescentes

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/10/thinkstockphotos-898399052.jpgUNICEF realiza formação com gestores do Estado sobre políticas de saúde para crianças e adolescentes

A busca por melhorias na área de saúde para crianças e adolescentes será o foco do encontro, nesta quarta-feira (30), entre gestores e técnicos municipais do estado de Alagoas com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Estratégias para interiorização de crianças e adolescentes migrantes também farão parte da agenda, que irá ocorrer das 9h às 16h, na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), localizada na Avenida Dom Antônio Brandão, no bairro Farol, em Maceió.

Entre os temas abordados estão iniciativas de valorização da primeira infância, a importância da alimentação saudável, prevenindo a obesidade ou desnutrição em meninas e meninos, e o acesso ao pré-natal de qualidade. Também serão discutidos a implementação e o funcionamento de serviços qualificados para a atenção integral à saúde de adolescentes e ações de promoção de direitos sexuais e direitos reprodutivos, além da prevenção de HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis junto a adolescentes e jovens.

No encontro, as equipes do UNICEF apresentam metodologias e material de apoio, e os participantes avaliam estudos de caso visando compartilhar suas experiências e buscar melhorias das políticas públicas. Alagoas é um dos 18 estados com municípios participantes do Selo UNICEF – são 1.924 municípios na atual edição (2017-2020), distribuídos na Amazônia e no Semiárido.

Situação no Brasil

Nas duas últimas décadas, o Brasil se destacou por reduzir significativamente a mortalidade infantil (até 1 ano) e na infância (até 5 anos). No entanto, em 2016, pela primeira vez em 26 anos, essas taxas cresceram. E, desde 2015, as coberturas vacinais – que vinham se mantendo em patamares de excelência – entraram em uma tendência de queda. Outro desafio é que os avanços não alcançam todos.

A desnutrição infantil ainda é um grave problema, a exemplo de populações indígenas, sendo uma das principais causas básicas de morte. Também relacionada à má nutrição está a obesidade em todo o país. O aumento no consumo de alimentos ultraprocessados, ricos em gordura, sal e açúcar e com baixos teores de vitaminas tem comprometido a saúde de crianças e adolescentes.

O Selo UNICEF

A Edição 2017-2020 do Selo UNICEF conta com a participação de 1.924 municípios que assumiram, junto ao UNICEF, o compromisso de implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A experiência com as edições anteriores comprova que os municípios certificados com o Selo UNICEF avançam mais na melhoria dos indicadores sociais do que outros municípios de características socioeconômicas e demográficas semelhantes que não foram certificados ou participaram da iniciativa. Mais informações sobre o Selo UNICEF em www.selounicef.org.br.

Sobre o UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas. Visite www.unicef.org.br.

____

AMA

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate