O poder da natureza e da arte em Inspiral, de Tati Barros

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/10/tati-barros-vive-sua-primeira-individual-no-cafe-da-linda.-foto-divulgacao.-.jpegO poder da natureza e da arte em Inspiral, de Tati Barros

O mês de setembro estava acabando e Tati Barros, em seu ateliê, preparava as obras que iriam ser expostas no Café da Linda, Teatro Deodoro. Ela conferia atentamente com a ponta dos dedos a principal mandala da exposição quando viu um colorido se mexer em sua obra. Era uma borboleta que veio pousar nos gravetos da mandala, como que para enfeitá-la, sua vinda era um bom presságio. Naquele momento, Tati soube que sua exposição daria certo: “Foi como Deus me dizendo que sim!”. Depois de tirar muitas fotos da visitante, Tati voltou a embalar cuidadosamente as telas e mandalas que seriam enviadas para o Café da Linda, contagiada por um otimismo singular.

Estamos nos últimos dias da exposição Inspiral, da artista nascida em Palmeira dos Índios, Tati Barros. Ela conta que a sensação que teve ao preparar as obras e receber a visita da borboleta é a mesma que tem até agora e que os visitantes parecem também se contagiar. “Tiveram muitas mensagens de o quanto o Café está lindo e particularmente especial esses dias, as pessoas falando da sensação que o ambiente está transmitindo, nada paga esse retorno”, comenta a artista.

Inspiral é a primeira exposição individual de Tati, que já completou um mês em cartaz e segue com visitações até o dia 03 de novembro, com entrada gratuita. “A minha primeira exposição individual tem sido uma experiência maravilhosa, a mais importante na minha trajetória como artista até agora”, diz a artista, emocionada. Além dos galhos vermelhos pendentes do teto do Café, que se instalam e ambientam uma caatinga afetiva, a exposição é composta por 20 obras em arte têxtil, de pequeno e médio porte, mesclando aquarelas, bordados e tramas, sobre telas e bastidores, além de objetos escultóricos, selecionadas pelos curadores e artistas visuais Alice Barros e Robertson Dorta, que também assinam o projeto expográfico e a montagem.

Tati comenta que os visitantes estão convidados a sentir: “Eu acredito que o espiral das obras, as cores e a sensibilidade de cada detalhe minucioso têm marcado cada um que entrou ali com o coração aberto para sentir”. A artista é muito mística, religiosa e seu trabalho exala suas conexões com a natureza. Tati acredita no poder da arte, afirmando que “tem muita força em cada obra, tem espirais que estão gravados não só na natureza externa, mas dentro de cada um”. É este o convite dos últimos dias de Inspiral: para que sintam o poder da arte e que carreguem a força das espirais e da natureza para sempre. A exposição é finita, mas a emoção nunca acaba.

A mostra pode ser visitada gratuitamente de terça a sexta-feira, das 14h até o término dos eventos do dia nos teatros e, aos fins de semana e feriados, a partir das 18h até o encerramento dos espetáculos em cartaz.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate