Dia Rosa leva programação ao Centro de Maceió

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/10/teste-glicemia-768x512.jpgDia Rosa leva programação ao Centro de Maceió

Está no calendário. Em outubro, a campanha Maceió Rosa fortalece as ações de conscientização para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. As atividades acontecem em todas as regiões de Maceió com uma programação extensa. Quarta-feira (23) é o Dia Rosa, e a Prefeitura levará atividades para o Calçadão do Comércio, no Centro da capital, das 8h às 17h. No local, a população terá acesso a serviços de Saúde, informações sobre a doença e orientações sobre a forma de fazer o autoexame. Confira a programação aqui.

A ação acontece no Dia Municipal de Combate ao Câncer de Mama, instituído por decreto pelo prefeito Rui Palmeira.

Para a primeira-dama e coordenadora da campanha, Tatiana Palmeira, o Dia Rosa é um chamado para a população vestir rosa e aderir à campanha pela prevenção e cuidado. “O nosso convite é para que todos vistam a camisa da campanha e apoiem as instituições que combatem o câncer de mama e que dão suporte às vítimas o ano inteiro. Levaremos ao calçadão do Comércio ações de saúde, lazer e muita orientação”, comentou.

No dia, haverá encaminhamento de mamografia e citologia para mulheres da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde para os exames de rastreamento – 50 a 69 anos. Essa é a faixa considerada pelo MS como de maior risco para desenvolvimento da doença. Por isso, a campanha prioriza a oferta de exames de mamografia para mulheres maceioenses dessa faixa de idade.

Os presentes também poderão fazer testes de HIV, sífilis e hepatites; aferir a pressão e verificar glicemia. Além de receber serviços de odontologia, nutrição, dermatologia, psicologia, cidadania e trabalho. No espaço também haverá orientação jurídica e social a respeito dos direitos da pessoa com câncer.

Dia Rosa

O dia 23 de outubro foi instituído, por decreto do prefeito Rui Palmeira, como o Dia Municipal de Combate ao Câncer de Mama. Nesta data, além das ações programadas pela campanha Maceió Rosa nas unidades de saúde, os moradores da capital alagoana estão convidados a usar a cor da campanha para reforçar o trabalho de conscientização sobre a prevenção da doença. Conhecida como Dia Rosa, a mobilização terá como principal ponto o Calçadão do Comércio, no Centro da capital, a partir das 8 horas. Nas secretarias e órgãos municipais, que estão todos mobilizados em atividades da campanha Maceió Rosa, os servidores também devem vestir rosa no dia 23.

Maceió Rosa

O Maceió Rosa é realizado pela Prefeitura desde 2014 e envolve todas as secretarias municipais, além de instituições parceiras. Em 2019, a campanha tem como slogan “Quem Tem Amor-Próprio se Cuida”. Com base nesse tema, que estimula o autocuidado e a prevenção, as camisas da campanha estampam as frases “Eu me cuido” e “Eu tenho amor próprio”, reforçando a necessidade dos cuidados da mulher com a própria saúde.

As camisas estão à venda em quiosque instalado em frente à C&A do Maceió Shopping, na Loja Rosa do Parque Shopping, na Fios de Cabelos do Maceió Shopping e da Ponta Verde e nas instituições Casa Rosa e Grupo de Mama Renascer. As duas ONGs atuam no cuidado de mulheres em tratamento do câncer e são beneficiárias dos valores obtidos com a venda das camisas.

___

SEMTABES

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate