Prefeitura fomenta turismo de eventos com realidade virtual

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/10/csm_evento-prefeitura-secom_01af11819f.jpegPrefeitura fomenta turismo de eventos com realidade virtual

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) e em parceria com o Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB), levou ao XII Congresso Brasileiro de Doenças Cerebrovasculares, em Goiânia (Go), o projeto de realidade virtual Maceió 360º. A ação tem como objetivo proporcionar aos participantes do evento uma imersão nos principais atrativos turísticos da capital alagoana, visto que a cidade será sede do evento em 2021. O encontro, que teve início nessa quarta (16), acontece até este sábado (19), e deve reunir mais de mil participantes.

Resultado de uma captação realizada em 2017 pelo MC&VB em Salvador – onde a capital alagoana concorreu com Gramado (RS) -, o congresso é mais um reconhecimento das potencialidades do Destino Maceió e das ações estratégicas realizadas pela Prefeitura, em parceria com o trade turístico, para alavancar o potencial da capital no turismo de negócios e eventos, segmento que registrou crescimento significativo nos últimos anos. Somente no último trimestre deste ano, segundo dados do MC&VB, 22 eventos devem reunir 20.600 participantes e gerar um impacto de 25 milhões na economia municipal, um aumento de 150% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Em setembro, o projeto também foi apresentado a 1.500 participantes da 46° Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, em Florianópolis (SC). A próxima edição do evento será realizado na capital alagoana, em outubro de 2020. Durante esta sexta (18) e sábado (19), os atrativos de Maceió em realidade virtual serão divulgados para mais de 3.500 profissionais de turismo vindos de 25 estados brasileiros e destinos internacionais no 9º JPA Travel Market – Festival de Turismo de João Pessoa.

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Jair Galvão, os indicadores apontados pelo MC&VB são fundamentais para comprovar a eficácia de um trabalho permanente e estratégico realizado pela Prefeitura em parceria com a entidade. “Avançar no segmento de eventos e negócios é fundamental para a manutenção do fluxo turístico durante todo o ano. São eventos esportivos, acadêmicos, culturais e científicos que contribuem diretamente para a economia local e prova disso são os números divulgados pelo Maceió Convention no último trimestre. Com o Maceió 360º, iniciamos um trabalho de fortalecimento dessas captações e fomento ao segmento junto à entidade”, reforçou o gestor.

Com grande visibilidade em ações de capacitações de agentes de viagens em várias regiões do Brasil – e até em outros países – o Maceió 360º assumiu um importante papel na captação de eventos e promoção dos atrativos da capital alagoana para o público deste e de outros segmentos. O recurso inovador permite que os participantes tenham uma viagem virtual para o destino e conheçam de perto as belezas naturais, diversidade gastronômica, turismo de aventura e as riquezas do artesanato e cultura local, em uma experiência diferenciada que garante vantagem competitiva em relação a outros destinos.

Vantagens competitivas do Destino

Nas disputas com outros destinos, Maceió se destaca na praticidade, com vantagens na infraestrutura, deslocamento e serviços ofertados. Por conta disso, o turista de negócios e eventos consegue aproveitar os atrativos da capital alagoana, já que tudo é muito perto e acessível. O Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso – onde acontece a maioria dos eventos na capital – por exemplo, fica a apenas 5 km do parque hoteleiro. A locomoção é rápida, o que dá aos visitantes mais horas de tempo livre, podendo desfrutar da bela orla, da gastronomia e até de outros destinos alagoanos mais próximos.

Para a diretora executiva do Maceió Convention, Danielle Novis, fortalecer o calendário de eventos consolida a capital alagoana no turismo de negócios e auxilia a hotelaria a manter boas taxas de ocupação, principalmente durante a baixa temporada. “Além dos eventos técnicos e científicos, estamos nos destacando também recebendo grandes competições esportivas nacionais e internacionais, a exemplo do IronMan. O turista de negócios e eventos é um público qualificado que viaja em qualquer época do ano e gasta duas vezes mais que o turista de lazer, o que gera um impacto muito positivo para a economia local. O Maceió 360º nos ajuda a divulgar as experiências que o turista poderá ter ao chegar na cidade, de uma forma envolvente e eficaz”, ressaltou.

Até o fim deste ano, Maceió recebe diversos eventos. Entre os principais, destacam-se o Congresso Brasileiro de Enfermagem e Obstetrícia Neonatal, que trará a Maceió cerca de 4.500 participantes, e o 70º Congresso Nacional de Botânica, com a participação de aproximadamente 2000 pessoas.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate