Rui Palmeira será candidato a governador em 2022

O prefeito de Maceió está no jogo. E com um protagonismo maior do que muitos imaginam. Tem amplas chances de eleger seu sucessor em Maceió e mexe cada peça do tabuleiro do ‘xadrez’ de olho no seu futuro político.
Rui Palmeira poderia ter sido candidato a governador em 2018. Era o nome da oposição. Não foi, dizem seus interlocutores, por conselho do pai.
Experiente, com faro político como poucos, Guilherme Palmeira teria aconselhado o filho a concluir primeiro o mandato de prefeito.
E o que diz Rui Palmeira? “Eu serei candidato a governador de Alagoas em 2022”.
A declaração do prefeito foi dada ao jornalista Ricardo Mota. O prefeito disse ainda que acredita que tem plenas condições de eleger um aliado para sua sucessão – mesmo não tendo definido ainda um nome.
O que muda?
Com Rui Palmeira assumindo que é candidato ao governo, as articulações em torno das eleições de 2020 em Maceió devem ser aceleradas.
Alguns ‘jogadores’ importantes serão forçados a redefinir, desde já, suas estratégias.
Alfredo Gaspar não terá, como sonhavam alguns dos seus interlocutores, a menor chance de vir a ser candidato de Rui e Renan Filho ao mesmo tempo. Se for candidato, terá que escolher um lado desde já.
O presidente do PSDB em Alagoas, senador Rodrigo Cunha, que também estaria de olho no Palácio dos Palmares, precisará decidir se fica com Rui ou se fica com João Henrique Caldas. Ou quem sabe, como tem gente espalhando pelos blogs locais, ele conseguiria unir os dois – hoje elevados a condição de ‘água e óleo’ na política.
Improvável, uma aliança de Rui e JHC certamente iria contra os interesses de vários outros grupos, incluindo aliados e opositores do prefeito. Mas essa é outra história.

______
Blog Edivaldo Junior