Melhoramento genético é aposta para aumento na produtividade bovina

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/10/SG.jpegMelhoramento genético é aposta para aumento na produtividade bovina

O Gado Santa Gertrudis desembarca mais uma vez em Alagoas para ser uma das atrações da 69ª Expoagro/AL. Promovido pela Fazenda Mangabeira, localizada em Sergipe, a venda dos animais da raça acontece durante toda a exposição e será uma oportunidade para os criadores alagoanos adquirirem bovinos de destaque na qualidade e produtividade.

Nos últimos anos, o grupo vem apostando em técnicas de aprimoramento para o rebanho, como o processo de transferência de embriões e o uso da tecnologia de ultrassom de carcaça, proporcionando a produção de animais superiores para o mercado.

“Com esses sistemas de melhoramento, já estamos conquistando resultados. Um dos frutos das nossas transferências é o animal ‘Fogo da Mangabeira’, filho de um acasalamento direcionado pelo Programa de Melhoramento Genético do Geneplus, realizado pela Embrapa e que foi campeão da prova de ganho de peso da CRV Lagoa, em 2018”, explica Gustavo Barretto, criador e promotor do evento.

A raça carrega em seu genótipo e fenótipo características necessárias para promover o bom desempenho dos animais nas fazendas, como a precocidade, funcionalidade e produtividade, garantindo também resultados satisfatórios para seus criadores. Durante a Expoagro/AL, serão ofertados machos reprodutores, dotados de rusticidade e com fácil adaptação ao clima quente do Nordeste.

“Iremos oferecer touros prontos para o uso. Todos já passaram pelos exames andrológicos, comprovando a qualidade do sêmen e sua aptidão para a reprodução. Serão ótimos reprodutores para o cruzamento industrial a campo, além do seu alto nível de libido”, explica Barretto.

Congresso

Na busca contínua por inovações para o desenvolvimento da raça, representantes da Fazenda Mangabeira estão participando do ‘Santa Gertrudis World Congress 2019’, que acontece até dia 19 de outubro, no Texas, Estados Unidos. Ao decorrer do evento, o grupo visitará mais de dez fazendas na região que realizam a criação do Gado Santa Gertrudis, além de exposições, simpósios e discussões sobre as estratégias globais para a raça. “Estamos à procura de novas genéticas para levarmos para o Brasil e fortalecer, tanto o nosso rebanho, como dos compradores que terão acesso a nossa produção”, finaliza Gustavo Barretto.
___

Redação

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate