Expo Bacia: Criadores participam de curso de inseminação artificial em bovinos

A 37ª Expo Bacia Leiteira, que acontece até o próximo dia 05 de outubro, está sediando mais uma edição do curso de inseminação artificial em bovinos, promovido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura do Estado de Alagoas (Seagri). As aulas teóricas e práticas encerram-se nesta sexta-feira (04), no Parque Mair Amaral, em Batalha/AL.

No decorrer da formação, 12 participantes estão aprendendo de forma intensa sobre melhoramento genético de rebanhos, ensino e doações de sêmen, além de assuntos mais técnicos, como o funcionamento dos equipamentos e materiais para a inseminação.

De acordo com Jailson Santana, produtor de gado de corte, a participação no curso está sendo um investimento para o crescimento do seu rebanho, tanto em números, como em qualidade.

“Venho participando de outros momentos de formação sobre inseminação artificial em bovinos e reconheço que um curso como esse possibilita que saiamos com uma bagagem muito boa sobre o assunto, além de estarmos prontos para colocarmos em prática tudo que foi aprendido e melhorar cada vez mais o nosso rebanho”,

Durante os quatro dias de formação, os participantes passam por atividades teóricas e práticas, onde estão sendo apresentados métodos e orientações importantes sobre o procedimento.

“Nas aulas teóricas, estamos recebendo diferentes palestrantes que estão protagonizando momentos de muito aprendizado para os presentes. Já na parte prática, dividimos os ensinamentos nas práticas em manequim e nas práticas com animais. Terminando o curso, os participantes passarão por uma prova de avaliação e os aprovados receberão um certificado de participação no curso”, assegura a coordenadora da capacitação e zootecnista, Aline Melo.

Segundo o também coordenador do curso e médico veterinário, Ruan Soares, a capacitação é uma ação que visa qualificar aqueles que trabalham diariamente com a inseminação artificial, mas também é uma fonte de aprendizagem para os que têm interesse em conhecer mais sobre esse assunto.

“Preparamos um curso que busca refletir positivamente nas criações da região. Os profissionais que trabalham com esse procedimento precisam do conhecimento completo da técnica para gerar bons resultados em seus serviços, assim, realizando o manejo do sêmen de forma correta e elevando as taxas de prenhez nos rebanhos”, afirma Soares.