Abertura da 37ª Expo Bacia é marcada pela expectativa de retomada do setor

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/10/00.jpegAbertura da 37ª Expo Bacia é marcada pela expectativa de retomada do setor

A 37ª Expo Bacia Leiteira abriu as portas do Parque Mair Amaral oficialmente nessa quarta-feira,2, em Batalha/AL. Com a presença de autoridades, entidades e do governador Renan Filho, a cerimônia de abertura foi marcada pelo clima de recuperação, bons negócios e avanços produtivos. O momento também recebeu a cultura de Batalha com apresentação do Grupo Dandara, da comunidade quilombola Cajá dos Negros e banda fanfarra.

Os produtores apresentaram demandas por redução tributária visando melhor escoamento do leite para estados do nordeste com objetivo de ampliar a comercialização e o aumento do preço do leite. A abertura da Expo Bacia ainda foi palco para exposição das necessidades de fortalecimento de programas de transferência de embriões e Programa do Leite.

Após uma crise enfrentada no início do ano, a Expo Bacia Leiteira chega para consagrar o trabalho da bacia leiteira que envolve a economia de 28 municípios, produzindo mais de 800 mil litros por dia.

Segundo Domicio Silva, presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), o evento se será substancial para recuperação após crise enfrentada no começo do ano.

“Estamos em plena retomada, já com bons resultados. O setor sai de uma dificuldade climática, mas tivemos bom inverno e vivemos expectativa positiva para elevação de preço. Parabenizamos parabeniza a prefeitura e governo por esse evento que se tornou importante para o nordeste, tendo Batalha tem como berço referencial da qualidade do leite”, destacou Silva.

O governador Renan Filho aproveitou a ocasião para enfatizar os investimentos feitos em investimentos em melhoria genética, transferência de embriões, mecanização da produção, em apoio às prefeituras.

“Abrimos o mercado e fizemos uma área de livre comércio com Sergipe e Bahia e queremos fazer isso com Pernambuco. Isso vai aumentar as possibilidades de venda do produto local, aumentar a rentabilidade para o produtor, e aumentar o equilíbrio para esse setor que vive momentos de dificuldade”, disse Renan Filho.

Maior e melhor a cada ano, a Expo Bacia Leiteira vai reunir mais de 500 animais em exposição, torneio leiteiro e julgamentos das raças gir leiteiro e girolando, incluindo a participação do rebanho da agricultura familiar. O evento ainda vai levar ao criador as últimas novidades do setor através de Seminários, cursos e oficinas.

Apoiador do evento, o deputado Paulo Dantas, enfatizou a importância da articulação política em proteção ao setor. “O cenário do leite tem avançado, saímos do valor de R$ 1,00 para R$ 1,30, e vamos reforçar esse acordo com o estado de Pernambuco para viabilizar a comercialização. Estaremos na Assembleia para ajudar aos alagoanos seja aprovando os créditos que o governador encaminhar quanto aprovando projetos como o de produção de queijos artesanais”,

A Expo Bacia Leiteira segue até sábado ,4, em Batalha, com programação diária gratuita, das 8h às 22h. O evento também oferece opção de lazer paras as famílias com programação de shows e parque infantil, além de estrutura de parque de alimentação e estandes.

___

Redação

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate