Secretaria de Saúde promove 1º Encontro da Rede de Atenção Psicossocial de Maceió

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/08/saude.jpegSecretaria de Saúde promove 1º Encontro da Rede de Atenção Psicossocial de Maceió

Com o tema saúde mental e redução de danos: radicalizando o cuidado no território, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza o 1º Encontro da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Maceió. O evento é voltado para profissionais e gestores da área e acontecerá nos dias 3 e 4 de setembro, no Auditório do Campus 4 do Cesmac, antigo colégio Guido, no Farol.

De acordo com Izolda Dias, gerente de Atenção Psicossocial da SMS, o objetivo do evento é organizar a Rede de Atenção Psicossocial de forma a propor e articular respostas à assistência dos usuários para além dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). “A intenção é chamar os outros setores da Saúde, Educação, Assistência Social e outras políticas públicas para a responsabilização enquanto protagonistas do cuidado”, destaca.

No encontro serão organizados espaços de discussão em formato conferencial. A perspectiva, assim como nas conferências, é garantir um desenho mínimo, pactuado entre as partes, de atenção à crise, rede infantojuvenil e cuidados com a população em sofrimento mental.

A ideia do evento surgiu diante das necessidades da Gerência de Atenção Psicossocial em garantir uma pactuação socialmente articulada, além de ter em vista a inexistência de pactuações anteriores com esse mesmo fim. “As políticas públicas raramente pensam além de suas atribuições e esquecem que o mesmo sujeito está em todas elas. Essa iniciativa é uma forma de resposta a esse usuário interdisciplinar e intersetorial”, explica a gerente.

Em Maceió, a Rede de Atenção Psicossocial é composta pelos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Residências Terapêuticos, Unidades de Referência e toda a Atenção Básica, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) Consultório na Rua, entre outros, além da intersetorialidade, que é formada por outras secretarias como Educação, Assistência Social, Cultura, Esporte e Lazer, Trabalho, entre outras.

____

Ascom SMS

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate