37ª Expobacia Leiteira vai reunir mais de mil animais no interior do estado

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/08/IMG_2801.jpg37ª Expobacia Leiteira vai reunir mais de mil animais no interior do estado

Considerada um dos maiores eventos da pecuária leiteira do Nordeste, a Expo Bacia Leiteira, em Batalha, vai reunir mais de mil animais leiteiros no sertão alagoano, de 2 a 5 de outubro. A comissão organizadora do evento, que é composta pela prefeitura de Batalha, Secretaria de Estado da Agricultura, Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Sindicato dos Produtores de Leite de Alagoas (Sindleite) confirmou nesta segunda-feira, 19, a realização de palestras, torneio leiteiro, julgamentos, feira de produtos e exposição de animais.

São aguardados cerca de 300 animais em pista de julgamento, cerca de 200 produtores no seminário da cadeia do leite e cerca de 250 animais nas disputas dos tradicionais torneios leiteiros, sendo vacas e cabras. O evento também conta mais 500 animais que serão comercializados no 3º Genética Paulo Amaral, na Fazenda São Luís em Monteiropólis.

A expectativa dos organizadores é que em 2019 a Expo Bacia Leiteira seja maior e melhor para o criador, agricultor familiar e produtor rural. “A exposição vem recheada de atividades que vão agregar para a cultura do leite no estado. Estamos levando para o produtor, seja ele de todo os tipos, as últimas novidades do setor e, principalmente, debates para produção adequada na região do semiárido”, pontuou o secretário de Agricultura, Silvio Bulhões.

De acordo com o planejamento da comissão, os animais já chegam ao Parque Mair Amaral na segunda-feira, 30 de setembro. Já o primeiro esgoto do Torneio Leiteiro acontecerá na terça, 1º de outubro. As palestras do seminário da cadeia do leite, atividade promovida pela Seagri/AL e Sebrae/AL, dão o pontapé do evento contando com a participação de criadores e empresários, na quarta-feira, 2 de outubro, a partir das 9h. A solenidade de abertura será proferida no mesmo dia, às 17h.

Visibilidade

Exportador de genética leiteira para o país, o estado, com mais uma exposição, amplia ainda mais a visibilidade sobre seu setor leiteiro, segundo o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domicio Silva, “A exposição é de todo criador e de todos os produtores de leite do estado, não precisa ser só da região. Ante ao tom fraternal, temos um compromisso técnico com esse criador, que é o de sempre estar aprimorando a genética e tornando esse trabalho acessível democraticamente”, sinalizou Silva.

A regularidade de chuvas e a reação do preço do leite no início do segundo semestre deve renovar os ânimos para exposição, segundo previsão do presidente do Sindleite, André Ramalho. “A exposição provou seu valor nos últimos dois anos, impactando positivamente na geração de negócios e produção no semiárido, assim queremos impactar o criador a investir em animais melhores e também demonstrar a representatividade econômica para nosso criadores”, acrescentou Ramalho.

Negócios

Também está confirmado para o evento a realização da Feira da Agricultura Familiar, na sexta-feira da exposição. A comercialização de animais fica por conta do shopping “Genética Paulo Amaral”, nos dias 4 e 5, com a venda de novilhas e vacas girolando selecionadas do plantel do criador Paulo Amaral.

Além da abrir as portas para exposição, o Parque Mair Amaral vai receber a programação artística do evento com a realização de show nas noites de sexta e sábado, com Geninho Batalha e Xand Avião. A entrada é gratuita.

____

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate