Cmei é entregue no Benedito Bentes

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Benedito.jpgCmei é entregue no Benedito Bentes

Com o objetivo de cuidar, proteger, educar e desenvolver a cidadania na vida das crianças, o prefeito Rui Palmeira, o vice-prefeito Marcelo palmeira, e a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, entregaram, na manhã desta sexta-feira, 9, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professor Silvânio Barbosa dos Santos. O equipamento tem capacidade de atender mais de 200 crianças e está localizado no Conjunto Residencial José Aprígio Vilela, no Benedito Bentes 2, parte alta de Maceió.

A obra foi um investimento de R$ 2.717.393,80, financiado pelo Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamento para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) com contrapartida da Prefeitura de Maceió.

“É mais uma creche importante que é entregue na nossa gestão. Essa é a 14ª e a maioria na parte alta da capital, que é a região que mais precisa desse tipo de equipamento. E fico feliz por homenagear o vereador Silvano Barbosa, um grande lutador pelo bairro do Benedito Bentes, que lamentavelmente teve a vida tirada de forma bárbara, mas fica seu exemplo. Ficamos muito felizes por esse espaço já está funcionando, atendendo mais de 100 crianças do Aprígio Vilela”, pontuou o prefeito Rui Palmeira.

Apesar da crise econômica que atinge o país, o gestor lembrou as dificuldades do Município e o trabalho para os avanços na Educação: “Desde 2013 tivemos anos ruins do ponto de vista econômico e financeiro, mas independente disso buscamos alternativas e parcerias. O Cmei Professor Silvânio Barbosa, por exemplo, só conseguimos entregar porque custeamos a metade do valor com recursos próprios somados aos recursos federais. Aqui também temos servidores do novo concurso trabalhando e o melhor é ver crianças tendo acesso a uma creche de qualidade”.

O vice-prefeito e secretário municipal de Assistência Social, Marcelo Palmeira, ressalta o benefício do Cmei. “Trazer uma creche para uma comunidade carente, como é a do José Aprígio Vilela, com certeza é um grande ganho social. A creche tem padrão moderno, amplo, que vai atender a criançada e melhorar cada vez mais a qualidade do ensino. Quando se tem educação infantil bem feita, dentro dos princípios da educação, com certeza terá um jovem adulto com maior probabilidade de obter sucesso”, disse.

O Cmei terá capacidade de atendimento de até 224 crianças nos turnos matutino e vespertino, sendo 112 crianças em período integral. O Centro Educacional possui playground, área de estacionamento, cozinha e banheiros revestidos com adaptações para alunos, estando de acordo com o as determinações do Ministério da Educação (MEC).

Ediclecia Oliveira é mãe de Guilherme Antônio Lima, de 4 anos, uma das crianças que vai interagir, brincar e a aprender no novo espaço. Ela falou da satisfação com a inauguração do novo Cmei. “Achei ótimo, estou muito feliz e agradecendo muito por ter a inauguração da escolinha. E não é só por mim, mas por todas as crianças”, comemorou Ediclecia.

A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, destaca que a entrega de creches é um dos motivos para que a política de educação infantil de Maceió seja referência: “O Município não entrega somente creches ou a parte estrutural, hoje a capital tem sua política de educação infantil construída sendo implementada e esse é o grande diferencial para Maceió ser referencia não só para Alagoas, mas para outros estados”.

A gestora também anunciou a entrega de mais duas unidades. “Até o final do ano serão 16 novos Cmeis e todos funcionando. Essa unidade, por exemplo, tem 133 alunos matriculados, mas continuamos com a matrícula aberta para esse ano ainda e no próximo. Isso aqui representa o que nós precisamos fazer que é cuidar da população desde o nascimento. Cuidar das crianças significa dar oportunidades delas se tornarem cidadãos qualificados e responsáveis e para isso precisamos ter uma criança cuidada, zelada e protegida”, ponderou Ana Dayse.

A diretora do Cmei Professor Silvânio Barbosa dos Santos, Luciane Rodrigues Fonseca, falou da nova estrutura do Cmei: “A estrutura é maravilhosa e é muito bem equipada. É um espaço, um universo maravilhoso para essas crianças e vai ser um referencia social para essa comunidade do Benedito Bentes. Nós vamos trabalhar para desenvolver a cidadania de vida dessas crianças”.

Para a família do patrono da escola, o reconhecimento eterniza um legado. “É uma emoção muito grande, porque é um reconhecimento de tudo o que o Silvânio Barbosa fez por nosso bairro e o povo dele, como ele costumada dizer. Ser professor foi uma profissão que ele sempre gostou de exercer, além de atuar como vereador. Com a homenagem, ele será eterno”, falou Marcela Barbosa, irmã do homenageado.

___

SEMED

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate