Cisps criam cinturão de proteção, afirma Renan Filho

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/08/762051f85a3659ce3cb64e89c0c543c2_L.jpghttp://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/08/762051f85a3659ce3cb64e89c0c543c2_L.jpgCisps criam cinturão de proteção, afirma Renan Filho

governador Renan Filho e o secretário de Estado da Segurança Pública, Lima Júnior, inauguraram, nesta sexta-feira (2), em Pilar, município a 36 km de Maceió, o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) do tipo II. Trata-se do segundo equipamento dentro dessa nova configuração entregue em Alagoas; o primeiro foi instalado em Teotônio Vilela, no dia 1º de maio.

Renan Filho afirmou que a instalação dos Centros Integrados, em municípios da Região Metropolitana de Maceió, criam um cinturão de proteção em torno da área mais populosa do estado. “Serão construídos outros Cisps tipo II. O próximo será na cidade de Rio Largo. Nós já temos o terreno, a licitação foi feita e eu espero – até o final de agosto – dá a ordem de serviço para, quem sabe, ainda no segundo semestre, entregar o Centro Integrado de Rio Largo para começar a fazer um cinturão de proteção na Região Metropolitana”, revelou Renan Filho.

As unidades do tipo II surgem com a proposta de atender municípios mais populosos e que possuem localização estratégica para as ações da Segurança Pública, a exemplo de Pilar. Foram investidos na construção mais de R$ 8,4 milhões em recursos próprios do Tesouro Estadual. Situado na Rua Senhor do Bonfim, o Cisp tipo II do Pilar possui 1.340 metros quadrados e passa a abrigar as Polícias Civil e Militar, garantindo a ampliação das ações de segurança no município, além de oferecer, diuturnamente, atendimento à população.

Renan Filho agradeceu ao prefeito de Pilar, Renato Filho, pela cessão do terreno onde o Governo do Estado construiu o Centro Integrado. Ele afirmou que os investimentos em Segurança Pública têm mudado a realidade de Alagoas para melhor. “Hoje somos, sem dúvida, o Estado que mais reduz violência no Brasil”, enfatizou.

Pilar chegou a ser considerado um dos municípios mais violentos do país, mas, com as medidas de segurança adotadas pelo Governo do Estado, os índices de criminalidade começaram a despencar. De janeiro a julho de 2019, o Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac) registrou apenas cinco homicídios no Pilar contra 20 ocorridos no mesmo período do ano anterior, o que representa uma redução de 75%.

“É importante frisar que o Governo tem agido com firmeza no Pilar muito antes da instalação do Cisp, com mais policiamento, mais ações de inteligência e isso tem feito com que o Pilar, juntamente com as políticas públicas do município, tenha conseguido reduzir drasticamente a criminalidade”, destacou Renato Filho.

Ele e o governador assinaram, durante a solenidade, o convênio que autoriza a realização de um curso de treinamento para a Guarda Civil Municipal. A ideia é integrar as ações da corporação às forças policiais do Governo do Estado.

Localizada na Região Metropolitana, Pilar também passou a contar com o reforço da Força Tarefa. O Programa contrata os serviços dos policiais militares em dias de folga. Três novas viaturas (caminhonetes) foram entregues pelo governador durante a solenidade. “O Cisp de Pilar, sem dúvida alguma, vai potencializar as ações da Segurança Pública em toda a Região Metropolitana. Com o Centro Integrado vamos elevar, ainda mais, o nível de investigação e do policiamento ostensivo”, garantiu Lima Júnior.

___

Cada Minuto

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate