Silvio Bulhões espera regularizar pagamentos do programa do leite

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/07/42843_ext_arquivo.jpgSilvio Bulhões espera regularizar pagamentos do programa do leite

A quase um mês à frente da gestão interina da Secretaria de Estado da Agricultura de Alagoas, Silvio Bulhões já conseguiu conquistar espaço entre produtores rurais alagoanos. Ele tem conversado com presidentes das federações, associações e cooperativas do setor para alinhar as demandas das cadeias produtivas do agronegócio alagoano.

As aproximações já ocorreram com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida, com o presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro, e já tem agenda disponível para os presidentes da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domício Silva, e Asplana, Edgar Filho.

Mas o grande desafio, e que ele tem conseguido superar, é a regularização dos pagamentos do Programa do Leite. Atualmente, o programa se encontra com sete parcelas atrasadas. “Esperamos que, em menos de 30 dias, a gente consiga ficar com somente duas parcelas. Esperamos ainda no mês de julho regularizar todo pagamento do mês de junho, ficando somente duas quinzenas de atraso. Estamos trabalhando muito forte para em agosto conseguir regularizar toda a questão do pagamento. O pequeno produtor precisa ter a segurança de quando produzir e entregar ao governo do estado e ele terá um pagamento justo”, afirma Bulhões.

Ele explica que em 2018 o governo do estado foi quem mais apoiou a execução do programa, com ordens de pagamento invertidas: o estado investiu 80% de recursos para manutenção numa contrapartida do governo federal de 20%.

“Em Alagoas, a cadeia produtiva do leite é uma das que mais empregam, que mais ocupam mão-de-obra e das que mais circulam recursos, principalmente na Bacia Leiteira e no Sertão do estado. E ela tem recebido uma atenção especial da Seagri, especialmente o programa do leite, na regularização de pagamentos e para assegurar que ele tenha continuidade”, ressalta o secretário.

A chegada do deputado federal Isnaldo Bulhões à Camara dos Deputados, em Brasília, além da sua atuação junto ao Ministério da Cidadania, foram fatores que ajudaram nas conquistas dos pequenos produtores de leite, acredita Silvio. “O ministério tem apoiado a execução do programa e já empenhou os recursos para a sua execução até dezembro. O governo do estado por sua vez, com o apoio do governador Renan e da assembleia legislativa, com os deputados Paulo Dantas e Francisco Tenório, já garantiu a contrapartida com recursos pelo Fecoep. Então temos boas notícias e esperamos que o programa a partir de agora rode da maneira que o produtor espera e precisa”, finaliza.

___

Da redação

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate