Secretaria de Educação e MPT discutem trabalho infantil nas escolas

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/07/mpt-1.jpgSecretaria de Educação e MPT discutem trabalho infantil nas escolas

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) desenvolve desde 2018 o Projeto Resgate à Infância, que tem como objetivo realizar debates nas escolas da Rede Municipal de Ensino sobre os direitos da criança e do adolescente, principalmente, no que se refere à erradicação do trabalho infantil. Por meio da Coordenadoria de Centros e Núcleos e em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), o projeto vem ganhando destaque.

Segundo a coordenadora dos Centros e Núcleos, Ticyane de Araújo, as escolas que participaram do projeto em 2018 foram escolhidas com base na localização. “Essas escolas estão localizadas próximas de feiras livres, comércio, onde é mais fácil de encontrarmos crianças fora da escola, trabalhando, e por isso decidimos trabalhar com os alunos para conscientizar sobre o trabalho infantil”, explicou a coordenadora.

Através da parceria com o MPT, os gestores das escolas participaram de capacitação com a vice-coordenadora da Infância, a procuradora Virgínia Ferreira, que ressaltou a importância do trabalho em sala de aula. “Esse projeto é importante para a conscientização quanto aos malefícios do trabalho infantil. É preciso refletir permanentemente sobre os problemas causados por essa prática, que é diferente da modalidade de menor aprendiz”, frisou a procuradora.

Ainda em 2018, entre as escolas que foram escolhidas para implementação do projeto, uma se destacou: a Escola Municipal Pedro Suruagy, localizada no Tabuleiro dos Martins, próximo à conhecida Feirinha do Tabuleiro. Os alunos da escola participaram da etapa nacional do Projeto Resgate à Infância, após vencer a etapa estadual do concurso na categoria Música.

Os estudantes Ana Vitória, Diogo Hélio, Luan Victor, Thays Alessandra e Thiago Miquéias criaram o rap “Ser criança todo dia”, para falar sobre o combate ao trabalho infantil. A escola ganhou cinco mil reais, que deve ser dividido entre os participantes do projeto.

O prêmio MPT na Escola é dividido em dois grupos: o primeiro compreende alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental e o segundo é direcionado aos alunos de 6º e 7º ano e conta com cinco categorias: Conto, Poesia, Música, Desenho e Curta Metragem.

O lançamento da sequencia do projeto será realizado nesta quinta-feira (25), às 8h, no Centro Cultural Arte Pajuçara.

____

Ascom Semed

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate