Visa Maceió vai ampliar Programa Cidadão Vigilante

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/07/visa.jpgVisa Maceió vai ampliar Programa Cidadão Vigilante

Uma lei instituída em 2015 definiu 5 de agosto como o Dia Nacional da Vigilância Sanitária. E com o objetivo de comemorar a data, a Coordenação de Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) realiza a Semana da Vigilância Sanitária, no próximo dia 5, às 9h, na Diretoria de Vigilância em Saúde, localizada no Jaraguá.

Na abertura das comemorações haverá o lançamento da nova etapa do programa Cidadão Vigilante. Desta vez, além de atender às escolas, as atividades do programa levarão ações às universidades e outros segmentos da sociedade. A programação do dia 5 de agosto contará ainda com a apresentação da Banda dos Guardas Municipais e Mostra da Visa. Dos dias 6 a 9 de agosto, as atividades contam com visitas à sede da Vigilância por estudantes escolas públicas e universidades, distribuição de informativos, palestras e apresentações.

Programa Cidadão Vigilante

O Cidadão Vigilante é uma iniciativa da Vigilância Sanitária de Maceió e tem como proposta a formação de um cidadão consciente do seu papel na comunidade, trazendo parâmetros para uma nova visão dos produtos e serviços regulados pela Vigilância Sanitária, além de contribuir com o surgimento de multiplicadores. Um piloto do programa já foi desenvolvido em escolas públicas de Maceió.

“Desta forma, cada um poderá exercer o papel de cidadão vigilante nos ambientes onde frequenta, percebendo as irregularidades que possam causar dano à sua saúde, interrompendo o consumo do bem ou do serviço e denunciando adequadamente”, explica Nelson Menezes, coordenador geral da Vigilância Sanitária.

Piloto do Programa Cidadão Vigilante nas escolas. Foto: Ascom SMS

O programa atua em diversos segmentos da sociedade e envolve todas as gerências da Vigilância Sanitária de Maceió, com os projetos Escolar, de Aulas em Universidades, de Mídia de Rádio, de Mídia Impressa e Digital, de eventos nos Bairros, de Demanda Espontânea e de Reestruturação dos Canais de Denúncia.

A Visa atuará ainda recebendo solicitações de ações por parte da população e do setor regulado, que serão avaliadas e executadas dentro da sua viabilidade, das normas e da ética. No projeto está previsto ainda a ativação de canais informatizados para denúncia, por meio do uso de aplicativos que possam ser utilizados pelo cidadão todos os dias do ano, 24 horas por dia.

Vigilância Sanitária

O objetivo da Vigilância Sanitária é eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde, além de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo o controle de bens de consumo que se relacionam com a saúde e o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.

Em Maceió, a Visa atua principalmente na orientação e educação em saúde, junto aos empreendimentos que possam afetar direta ou indiretamente a saúde e a qualidade de vida da população, fiscalizando, orientando e educando a população produtora, prestadora de serviços e consumidora a ter um olhar vigilante sobre o que fornece e o que consome.

Ascom SMS

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate