Serviço de Atendimento Domiciliar atende pacientes do HGE

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/07/Equipe-do-SAD-é-formada-por-diversos-profissionais-de-saúde_FOTO_Carla-Cleto-2-1024x681.jpgServiço de Atendimento Domiciliar atende pacientes do HGE

Poder receber assistência em saúde no aconchego do lar e junto aos familiares é o desejo de todas as pessoas acometidas por uma doença. E essa é a característica do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), programa que promove a desospitalização de pacientes crônicos e contempla, também, usuários atendidos no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.

Por meio de uma parceria com a Secretaria de Saúde de Maceió, os pacientes que têm condições clínicas de receberem assistência multiprofissional em suas residências, recebem alta médica e passam a ser acompanhados no conforme de suas casas. O atendimento é feito por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem assistentes sociais, além de dentistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, farmacêuticos e nutricionistas, quando necessário.

A coordenadora de Regulação de Leitos do HGE, médica Virgínia Beatriz Sarmento, ressalta que o serviço na unidade hospitalar vem proporcionando ao paciente um cuidado de acordo com a sua rotina e dinâmica familiar, evitando, assim, a hospitalização desnecessária e reduzindo o risco de infecções. Além disso, potencializa a gerência dos leitos, reduzindo o fluxo de pacientes na unidade hospitalar.

“É uma iniciativa para humanizar o atendimento do paciente e permitir que a família acompanhe em sua residência todo o tratamento, sem a necessidade de manter o doente hospitalizado. É essencial em uma unidade como o HGE, que necessita de uma rotatividade de leitos periódica, além de oferecer atenção e cuidado com o paciente, através de sua equipe multiprofissional”, salientou a coordenadora de Regulação de Leitos do HGE.

O Serviço de Assistência Domiciliar faz parte de uma parceria entre município, estado e Ministério da Saúde. O serviço presta o atendimento domiciliar a pessoas acamadas cadastradas, com a assistência adequada a usuários com dificuldade de locomoção, que precisam de cuidados pós-operatórios, cuidados paliativos ou ainda pessoas que apresentem a necessidade de acompanhamento médico.

Cada caso é avaliado diretamente pelas equipes do SAD, que determinam quais as reais necessidades dos pacientes e quais cuidados precisam ser ministrados. “Os profissionais fazem uma avaliação dos pacientes que estão aptos para receber alta médica e, em seguida, realizam uma visita ao domicílio, observando vários aspectos, a exemplo da presença de uma pessoa para cuidar do doente, situação econômica e outras questões”, explicou Virgínia Beatriz Sarmento, salientando que a equipe dará suporte ao paciente que está dentro dos critérios.

O programa funciona atendendo demandas que chegam ao Complexo Regular de Assistência (Cora) de Maceió e identificadas no HGE. No Cora, o SAD conta com equipes multidisciplinares de Atenção Domiciliar (Emad) divididas por distrito, com médicos de diversas especialidades, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem. O serviço também conta com três equipes multidisciplinares de Apoio (Emap), com dentistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, farmacêutico e nutricionistas.

Acesso – Para ter acesso ao programa, o paciente ou seu cuidador deve entrar com uma solicitação no Cora ou ser identificado pela equipe do HGE. Com isso, representantes do programa, em até 48 horas, irão à casa do paciente fazer uma primeira visita, momento em que é avaliado por todos os profissionais e identificadas às necessidades do usuário, assim como planejados os atendimentos.

Cada equipe possui um veículo, buscando atender melhor os pacientes por região. Os carros saem nos dois horários, todos os dias. Os pacientes com perfil para esse tipo de atendimento podem dar entrada com o pedido na sede do programa, que fica no prédio do Cora, em frente ao PAM Salgadinho, localizado no Poço, ou por meio do telefone 3315-7007.

Além de Maceió, atualmente o serviço já está funcionando em São José da Laje, União dos Palmares, Colônia Leopoldina, Maragogi, Rio Largo, Maceió, Marechal, Satuba, Santa Luzia do Norte, Mar Vermelho, Capela, Viçosa, Atalaia, Campo Alegre, São Miguel dos Campos, Junqueiro, Teotônio Vilela, São Sebastião, Limoeiro de Anadia, Traipu, Arapiraca, Girau do Ponciano, Porto Real do Colégio, Santana do Ipanema, Pão de Açúcar, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia e Piranhas.

Qualquer município com mais de 20 mil habitantes pode aderir ao programa. Já os que tiverem população menor, podem participar por meio de um consórcio, como ocorrer em Satuba, Santa Luzia do Norte, Mar Vermelho e Capela.

Ascom Sesau

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate