Acontecem hoje (18) as eleições para diretoria de escolas municipais de AL

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/07/WhatsApp-Image-2019-07-18-at-10.51.29.jpegAcontecem hoje (18) as eleições para diretoria de escolas municipais de AL

As eleições para os cargos de Diretor e Vice-diretor das escolas da rede municipal de Educação estão acontecendo nesta quinta-feira (18) nas mais de 80 escolas participantes em toda a cidade. O processo ocorre a cada três anos desde 1993, quando foi implantada a Política de Gestão Democrática, tendo ocorrido a primeira eleição direta em 1994.

Segundo Rosilene Alves, membro da Comissão Eleitoral Central, que gerencia e fiscaliza o processo nas escolas, as eleições são importantes não só para a escola como também para os eleitores – pais, alunos, professores e funcionários.

“Em Maceió, representa um grande avanço o direito da comunidade escolar escolher seu próprio diretor. Essa participação de todos é extremamente importante para fortalecer a democracia nas escolas da rede de ensino” frisou.

Para votar é preciso apenas levar um documento com foto. Em escolas que ofertam a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) os alunos maiores de 16 anos também votam. A contagem dos votos e divulgação do resultado ocorre no mesmo dia, após o fechamento das urnas, que ocorre às 17h nas escolas de ensino fundamental I e às 20h nas escolas que ofertam o EJAI.

Durante a contagem, cada chapa tem direito a um fiscal presente na apuração, e para ser eleita, é necessário que consiga mais da metade dos votos. A solenidade de posse dos novos diretores ocorrerá no dia 26 de Julho, às 16h no auditório da Escola Superior de Magistratura (ESMAL) no bairro do Farol.

____

Ascom Semed

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate