Usina Ciência se prepara para receber público durante eclipse lunar

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/07/eclipse-lua-pousoalegre.jpegUsina Ciência se prepara para receber público durante eclipse lunar

Acontece na noite desta terça-feira (16), o segundo eclipse lunar parcial, de dois previstos para este ano. O fenômeno poderá ser visto da maioria dos continentes. Em Maceió, tem quem já esteja na expectativa para observá-lo.

Por pura coincidência, este eclipse acontece justamente no dia em que se comemora os 50 anos do lançamento da Missão Apollo 11, que elevou o humano à lua pela primeira vez. Em 16 de julho de 1969, o foguete partiria da Terra para, quatro dias depois, no dia 20, aterrissar em solo lunar.

Como de costume, sempre que acontece eventos astronômicos como este, a Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) se prepara para recepcionar o público maceioense amante da astronomia, pois hoje é dia de observação. Mas há quem prefira chamar de contemplação.

O telescópio dos pesquisadores da Astronomia da Ufal estará a postos para observação do raro fenômeno. “O eclipse começa antes da lua nascer para nós [no Nordeste do país], mas a gente só começa a visualizar a por volta das 17h40. O auge será às 18h30. O fenômeno se encerra às 19h59”, explica o pesquisador da Ufal Romoaldo Caldas, presidente do Centro de estudos Astronômicos (CEAAL).

“Esse evento é raro e, por conta disso, desperta muito interesse do nosso público. O eclipse lunar só acontece na lua cheia e, no caso do de hoje, ela ficará com o aspecto de lua crescente [por ser um eclipse parcial], porque a sombra da terra vai estar bloqueando os raios solares que iluminam a lua. Daí uma das provas que a terra é esférica”, explicou, ainda, o professor Romoaldo.

Serviço

Data: Terça-feira (16)

Local: Usina Ciência, Av. Aristeu de Andrade, 452 – Farol, Maceió – AL, 57051-090

Horário: 17h30

Evento Gratuito

____

Gazeta Web

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate