Aumento do câncer e da obesidade no país é destaque nas discussões de Congresso Nacional

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/07/WhatsApp-Image-2019-07-04-at-11.18.33.jpegAumento do câncer e da obesidade no país é destaque nas discussões de Congresso Nacional

O impacto da obesidade na Saúde foi um dos temas que mais atraiu congressistas da delegação de Alagoas e de outros estados na manhã dessa quarta-feira (3) no auditório Águas Claras no XXXV Congresso do Conasems em Brasília. Foram expostos pelos palestrantes os desafios da obesidade no Brasil, pontuando a dificuldade de tratar a doença que segundo os especialistas não depende apenas da força de vontade do indivíduo obeso em perder peso, já que depende muito da genética e de outros fatores.

O mais agravante, segundo uma das palestrantes, é que o problema impacta a vida do indivíduo em todas as áreas de vida e quanto mais precoce a instalação da obesidade, maior a redução de tempo de vida da pessoa obesa. Outro assunto bastante disputado pelos participantes do Congresso foi sobre a importância da Atenção Básica na prevenção do controle do câncer.

Guerra contra o câncer – A importância de maior investimento na Atenção Básica na prevenção do câncer foi enfatizada também pelo advogado Tiago Farina que ingressou na saúde pública após perder a mãe depois de dez anos com câncer. Ele divulgou números objetivos e pontuais sobre a epidemia desta doença no país e as estratégias que devem ser adotadas para a redução de casos, sendo a principal dela mais investimentos federais para a Atenção Básica e qualificação dos profissionais de saúde.

Segundo ele, a cada minuto uma pessoa recebe o diagnóstico de câncer no Brasil e a doença é a segunda causa de morte do país, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares. De acordo com ele as estatísticas mostram que 40% dos tipos de câncer poderiam ser evitados com hábitos de vida saudáveis e quase 20% da população é obesa o que facilita o risco de o indivíduo contrair 13 tipos de doenças. De acordo com Farina, pelo menos 62% da população sequer sabe da correlação da obesidade com o câncer e 60% já recebe o diagnóstico em casos avançados da doença.

Mary Wanderley

Author Description

admin1

Sem Comentários ainda.

Participe do debate