Prefeitura realiza reunião sobre prevenção de homicídios de adolescentes

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/07/pcu.jpgPrefeitura realiza reunião sobre prevenção de homicídios de adolescentes

Nesta segunda-feira (1º), a Prefeitura de Maceió, em parceria com a Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) e equipe do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), realizaram reunião para discutir ações de prevenção de homicídios de adolescentes. Representantes de diversas instituições, como OAB, Ministério Público, Assembleia Legislativa, entidades civis e de órgãos do Município participaram do encontro.

Segundo Karla Silveira, da equipe de articulação da PCU, o Município já busca estratégias para a prevenção desse tipo de homicídio. “Temos uma rede articulada, muito boa, entre a Saúde, Assistência e Educação, que são as três secretarias mais envolvidas neste trabalho, mas é preciso ter apoio em conjunto com outros órgãos, como a Segurança Pública. Se faz necessário essa conjunção para que possamos ter bons resultados”, disse.

“Infelizmente, o Atlas da Violência mostra que Maceió teve um aumento significativo de mortes de adolescentes. Essa é a segunda reunião sobre o tema. Ela faz parte dos eixos prioritários da PCU em que Maceió é uma das dez capitais com um memorando de entendimento com o Unicef desde 2013, renovado em 2017, para trabalhar os quatro eixos da Plataforma”, explicou Juliana Vergetti, articuladora da Plataforma dos Centros Urbanos em Maceió.

Em 2017, o Brasil registrou 65.602 homicídios, um aumento de 4,2% em relação ao ano anterior. O que mais chama atenção é que desse número mais da metade vitimaram pessoas entre 15 e 29 anos.

A PCU

A iniciativa do Unicef, organismo da ONU, é desenvolvida desde 2008 nas capitais brasileiras. A 3ª edição está presente em dez capitais: Belém, Fortaleza, Maceió, Manaus, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, São Luís, São Paulo e Vitória. Vivem nessas cidades quase nove milhões de meninos e meninas de até 19 anos. A implementação da Plataforma é realizada em cooperação com os governos municipal e estadual.

“A PCU está em Maceió desde 2013. Estamos trabalhando quatro eixos: enfrentamento da exclusão escolar, debate sobre direitos sexuais e direitos reprodutivos, promoção dos direitos da primeira infância e a prevenção de homicídios adolescentes. Dentro desses eixos são realizados três diálogos temáticos e cada diálogo culmina em um plano intersetorial”, acrescentou Juliana Vergetti.

____

Secom Maceió

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate