Uma das empresas que mais empregam no Brasil está em Maceió

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/04/41108_ext_arquivo.jpeghttp://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/04/41108_ext_arquivo.jpegUma das empresas que mais empregam no Brasil está em Maceió

Instalada em Maceió desde 2014, a AlmaViva do Brasil, operadora de teleatendimento, aparece como a 10ª empresa que mais emprega com carteira assinada no Brasil. Na capital alagoana, a filial da multinacional é responsável pela geração de mais de oito mil empregos diretos, ajudando no desenvolvimento econômico da cidade.

Os dados foram divulgados pelo Ministério da Economia e se baseiam nos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Das 50 empresas listadas, oito delas têm o teleatendimento como atividade principal. Na sequência, estão os ramos de alimentos (6), saúde (6), terceirização de serviços (5) e bancos (4). A Alma Viva é a 10ª no ranking, com 27.734 vínculos empregatícios celetistas.

O prefeito Rui Palmeira destacou a importância da multinacional para a cidade. “De novembro a abril deste ano, o Sine Maceió intermediou mais de mil vagas nesta área. Um número muito expressivo se levarmos em consideração o alto índice de desemprego que o Brasil registra. Desde a instalação da empresa, muitos jovens tiveram a oportunidade do primeiro emprego e outros maceioenses retornaram ao mercado de trabalho”, disse.

A vinda da AlmaViva para Maceió tornou-se realidade após a criação do Programa de Incentivo Fiscal para Empresas de Call Center e Telemarketing, uma iniciativa da Prefeitura, implantada por meio da Lei 61/2013. Até então, a capital alagoana era a única no Nordeste que não tinha este tipo de incentivo para a captação de novos empreendimentos.

Solange Jurema, então secretária de Trabalho de Maceió, explicou que a negociação para a vinda da AlmaViva foi longa. “Só tínhamos incentivos fiscais para a indústria, então a Prefeitura de Maceió negociou com a Câmara de Vereadores algumas políticas, como a diminuição do ISS de 5 para 3%, e junto ao governo do estado (governo Teotonio Vilela) para aprovar investimentos locacionáveis. A multinacional chegou trazendo milhares de empregos, principalmente para quem busca a primeira oportunidade de trabalho”, disse a atual presidente do PSDB Mulher de Alagoas.

Desde a inauguração das sedes da empresa, Maceió passou a ser a cidade onde há o maior número de empregados pela multinacional entre as 35 sedes que existem pelo mundo. “Além dos postos de trabalho, a Almaviva contribui com a arrecadação tributária e gera renda, aquecendo o comércio, a partir da contratação de profissionais para o call center”, reforçou Rui.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), o Sine Maceió realiza, diariamente, duas seleções por dia (às 8h e às 13h) para vagas de qualificação em telemarketing. Em parceria com o Instituto Crescer e a multinacional, foram encaminhados para curso de telemarketing, entre novembro de 2018 e abril deste ano, mais de 1500 pessoas que garantiram um certificado na área.

Ranking

O ranking levou em consideração as informações repassadas pelas empresas ao Caged e considera os vínculos empregatícios dos estabelecimentos com o mesmo CNPJ raiz. O levantamento, feito a pedido do portal G1, não informa o quadro total de funcionários por grupos econômicos ou das companhias que atuam no país com diferentes CNPJs e subsidiárias.

Flávia Farias/ Secom Maceió

Author Description

admin1

Sem Comentários ainda.

Participe do debate