Pinheiro, Mutange e Bebedouro: MS alinha ação integrada com Prefeitura e Estado

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/04/41109_ext_arquivo.jpeghttp://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/04/41109_ext_arquivo.jpegPinheiro, Mutange e Bebedouro: MS alinha ação integrada com Prefeitura e Estado

Integrados, órgãos da Prefeitura de Maceió, Governo de Alagoas e o Ministério da Saúde (MS) discutiram e simularam cenários envolvendo o Plano de Evacuação dos bairros Bebedouro, Mutange e Pinheiro para estabelecer a atuação dos serviços de saúde. As atividades aconteceram de quinta (25) a sábado (27), no Centro Universitário Tiradentes (Unit), durante a visita do órgão federal.

A ação tem o objetivo de fortalecer as ações de saúde interligadas aos outros setores envolvidos no Plano de Evacuação caso chova entre 30mm e 40mm no período de uma hora nas áreas consideradas críticas e de atenção.

Os simulados fazem parte de uma série de atividades que o Ministério da Saúde propõe para avaliar o plano de trabalho desenvolvido pelos agentes públicos estaduais e municipais, para o caso de uma eventual evacuação da área, visando aperfeiçoar a capacidade de resposta no atendimento à população.

Na ocasião, os profissionais foram divididos em grupos, atendendo as áreas de Assistência em Saúde, Vigilância em Saúde, Transporte e Logística e Comunicação. Cada grupo – com pessoas de áreas diferentes- ficou responsável por elaborar ações e soluções dentro dos cenários propostos.

De acordo com representantes do Ministério da Saúde, a intenção das atividades é traçar estratégias dentro das situações descritas. “O objetivo é apoiar e ajudar esses profissionais a se prepararem, além de refletirem como poderia ser a sua melhor prática em cenários de risco. Também promove a articulação entre as diferentes áreas, para que a ação seja mais conjunta e cada um saiba o seu papel”, destacou Mariana Leal, assessora da Secretaria de Atenção à Saúde do MS.

As atividades realizadas durante a visita do MS é uma das estratégias para que os profissionais possam executar as ações na prática, como explica Rodrigo Futuoso, assessor do Departamento de Saúde Ambiental e do Trabalhador da Secretaria Nacional de Vigilância. “Esses exercícios são necessários quando a gente discute situação de emergência. Os simulados mostram as fragilidades e potencialidades que os órgãos já vêm discutindo, servindo para enxergar e demonstrar as fragilidades e fortalecer as potencialidades”, ressaltou.

De acordo com a diretoria de Vigilância em Saúde da SMS, Fernanda Rodrigues, a oportunidade trouxe a experiência e conhecimento do Ministério da Saúde para a realidade municipal, além de promover a integração com outros órgãos e setores.

“Eu achei de extrema importância essa troca de experiências, contando com a expertise que o Ministério tem, na organização e propagação das ações, já que a situação da gente é atípica. Principalmente em relação ao cenário, em que diversos atores puderam ter acesso a mesma informação e discutir as ações. Então, isso amplia a visão dos participantes, gerando comunicação, integração e acesso entre as pessoas”, destacou a diretora.

Além dos vários setores ligados à saúde do Município e Estado, participaram das atividades, representantes da Defesa Civil, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Corpo de Bombeiros e Exército.

Graziela França/ Ascom SMS

Author Description

admin1

Sem Comentários ainda.

Participe do debate