28 profissionais desistiram do Mais Médicos em Alagoas

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/04/desistencias-do-programa-mais-medicos-em-alagoas.jpg28 profissionais desistiram do Mais Médicos em Alagoas

Um levantamento divulgado nesta quinta-feira (4) pelo Ministério da Saúde mostra que nos primeiros três meses do ano, 28 profissionais desistiram de participar do Programa Mais Médicos em 23 municípios de Alagoas. A maioria das desistências no estado foi no município de Penedo.

Segundo os dados apresentados pelo MS, os municípios onde foram registradas desistências são:

Penedo: 4
Igreja Nova: 2
União dos Palmares: 2
Barra de Santo Antônio: 1
Belém: 1
Canapi: 1
Coité do Nóia: 1
Colônia Leopoldina: 1
Coruripe: 1
Joaquim Gomes: 1
Maceió: 1
Matriz de Camaragibe: 1
Minador do Negrão: 1
Olho D’Água das Flores: 1
Ouro Branco: 1
Palmeira dos Índios: 1
Pão de Açúcar: 1
Pariconha: 1
Porto de Pedras: 1
São Brás: 1
São José da Tapera: 1
São Miguel dos Campos: 1
Teotônio Vilela: 1
Em março, o número de desistências já chegava a 20. Desde então, mais 8 profissionais deixaram o programa. De acordo com a coordenadora do Mais Médicos em Alagoas, Ivana Pitta, os motivos das desistências são os mais variados.

“Eles saem porque são chamados para fazer residência, não se adaptam à carga horária de 40 horas ou se recusam a trabalhar todos os dias previstos, como deve ser”, afirma Ivana.

Ainda segundo a diretora, não há previsão para o preenchimento destas vagas. “Estamos aguardando o Ministério anunciar um novo edital para cobrir essas vagas que ficaram em aberto. No fim do mês passado, recebemos 12 profissionais, mas eles chegaram para cobrir as vagas dos cubanos que foram embora”.

Em todo o país, 1.052 profissionais saíram do programa desde o início do ano. Esse número representa 15% das vagas preenchidas por médicos brasileiros após a saída de Cuba do programa, em novembro de 2018.

Um edital foi aberto ainda em novembro para ocupar as 8.517 vagas deixadas pelos cubanos no programa. No total, 7.120 vagas foram preenchidas por brasileiros formados no Brasil. As vagas remanescentes foram, então, oferecidas a médicos formados no exterior, que deveriam ter se apresentado aos seus postos de trabalho entre os dias 28 e 29 de março.

As 8.517 vagas foram distribuídas por 2.824 municípios e 34 distritos indígenas. O salário é de R$ 11.800. Segundo o Ministério da Saúde, ainda está sob análise a oferta destas vagas em um novo edital.


G1 AL

Author Description

admin1

Sem Comentários ainda.

Participe do debate